domingo, agosto 17, 2025

O Prédio do Hospital da Santa Casa de Misericórdia, no Rio de Janeiro


O Prédio do Hospital da Santa Casa de Misericórdia na Rua Santa Luzia, cidade do Rio de Janeiro, construído entre 1836 a 1854, foi a sede da administração, biblioteca e as cadeiras de laboratório da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro entre 1836 a 1918.



A construção do prédio ficaria por conta de contribuição do Imperador Dom Pedro II e de subscrições voluntárias de cidadãos, que seriam recompensados com títulos e condecorações conhecidas como "impostos à vaidade". O expediente parece ter sido eficaz, pois viabilizou em parte a construção do prédio do hospício. Tendo sido colocada a primeira pedra em 1842, foi inaugurado em 1852, ficando definitivamente concluídas as obras em 1855. Seu projeto inicial, atribuído ao Tenente Coronel de Engenharia Domingos Monteiro, é, no entanto, discutido em função das alterações realizadas na fachada durante a construção pelo Arquiteto José Maria Jacinto Rabelo. O seu interior abriga uma capela, cujo projeto é atribuído ao Arquiteto Joaquim Cândido Guilhobel e decorada com trabalhos de talha de Antônio de Pádua e Castro.



Os principais centros urbanos do Brasil a maior parte do exercício da assistência caritativa aos necessitados coube as Santas Casas de Misericórdia, com o apoio de autoridades municipais. 






Em conformidade com esta politica legada pelos portugueses, ao chefe do Estado do Império do Brasil era permitido tomar parte dos assuntos desta irmandade.

No que tange à questão da assistência hospitalar, o período do Oitocentos marcou considerável crescimento da rede hospitalar nas cidades. Embora permanecesse muito dependente das associações de auxílio mútuo e de caráter privado, a rede passou a contar, além do Hospital da Misericórdia, com o Hospital dos Lázaros, mantido pela Irmandade do Santíssimo Sacramento de Nossa Senhora da Candelária; o Hospital Real Militar e o Hospital Central da Marinha, destinados às Forças Armadas; e os hospitais para irmãos leigos ou confessionais das diversas Irmandades e Ordens Terceiras.




Ainda sobre Hospitais, a Santa Casa possui ainda hoje, os hospitais de Nossa Senhora das Dores (Cascadura) e de Nossa Senhora da Saúde (Gamboa), além do Educandário da Misericórdia em Botafogo e o Asilo da Misericórdia em Jacarepaguá. Ainda controla o prédio da Fundação Romão de Mattos Duarte, no Flamengo, hoje desativado.

Lembrando que no Rio, a Santa Casa da Misericórdia pertence à Irmandade de Nossa Senhora da Misericórdia e Santa Isabel, fundada em 1582.

Créditos a @meurioeassim pelas imagens.

Nenhum comentário: