quinta-feira, junho 07, 2018

A história do Padre Guilherme Decaminada (1912-1994)



Um padre realizador, pároco das Igrejas de São Pedro em Sepetiba, e Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, que dá o nome a uma avenida, no bairro.

Guilherme Decaminada nasceu em Cis (região do Trentino-Alto Ádige, Itália), em 17 de novembro de 1912. Entrou no seminário em Verona aos 02 de setembro de 1926. Foi noviço em 08/09/1931. Professou a sua fé em 09/09/1932.

Veio para o Brasil aos 13.11.1935. Ordenou-se sacerdote em Ribeirão Preto - SP aos 15.08.1939. Exerceu seu ministério pastoral como pároco e vigário paroquial em Ituiutaba - MG, Formosa - GO, Uberaba - MG, São Paulo – SP (Parada Inglesa) e Rio de Janeiro – RJ (Santa Cruz).

Era amigo e colega sempre disposto para tudo quanto fosse iniciativa ou trabalho. Tinha verdadeira paixão pela botânica prática. Encantava-se com a flora tropical. Gostava de longos passeios a pé, sentia prazer e entusiasmo em escalar montanha, para cujo esporte era dotado de grande resistência física.

Sem ser relapso, nem insubordinado não se atinha à pontualidade. Alimentava a realização de grandes projetos, mas sem recursos para executá-los nos primeiros anos de sacerdote. Um dos sonhos foi posto em prática quando, transferido para a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no bairro de Santa Cruz do Rio de Janeiro ergueu a igreja matriz, considerada uma das maiores de toda Arquidiocese do Rio.

As Obras Sociais da paróquia, reconhecidas como entidades de utilidade pública contribuíram, a partir dos anos 50, para minimizar o sofrimento do povo pobre da região. Enquanto a igreja era construída, inúmeras salas funcionavam como consultórios médicos, gabinetes odontológicos, laboratório de análises clínicas, farmácia, cursos profissionalizantes de trabalhos manuais, corte e costura. O Cine Fátima, uma das mais modernas salas de projeção da época em toda a cidade do Rio de Janeiro foi projetado para ocupar o espaço existente no sub-solo da matriz.

Faleceu no dia 28 de abril de 1994, vítima de câncer no estômago, que o atormentou nos últimos anos de vida e foi sepultado no cemitério de Santa Cruz.

Texto de Flávio Brandão
Arquivo - NOPH

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

6 comentários:

Maria do Carmo Rangel disse...

Um homem sábio e muito atencioso. Assisti muitas missas com ele.

Adinalzir disse...

Maria do Carmo Rangel
Sua visita sempre é muito importante!

Unknown disse...

Trabalhei com o Padre Guilherme Decaminada durante 15 anos. De 1979 até 1994.
Ele construíra na época, 6 Creches em Santa Cruz. Eu Coordenava a Creche da Comunidade do Rollas e o ajudava na supervisão das demais.
Padre Guilherme Decaminada mudou a minha história de vida!
O amo demais e serei grata até o fim de meus dias.
Hoje sou gestora em uma Creche com o nome de CAAD PADRE GUILHERME DECAMINADA, na Comunidade do Rollas.

Unknown disse...

Pena que os governantes do Brasil
Não sabem o valor da vergonha,honra e principalmente honestidade princípios que marcaram a vida do Padre.

Unknown disse...

Caramba. Passo pela "Decaminada" todo dia e resolvi saber quem. Agora sei que não é "só" Decaminada. E sim tem uma riquíssima estória que como ela muitas, devem de ser valorizadas.

Unknown disse...

Tive a honra de conhecer o padre Guilherme Decaminada