Você sabia que o Irajá, um dos bairros mais antigos da Cidade do Rio de Janeiro, com suas origens remontando a 4 séculos (desde o início do século XVII), orgulha-se de abrigar a igreja considerada a mais antiga do Estado do Rio atualmente: a Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação.
As Igrejas de São Sebastião e de Santo Inácio seriam as mais antigas da Cidade não tivessem desaparecido junto com o Morro do Castelo em 1922. Por outro lado, algumas fontes trazem a Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso como a mais antiga ainda de pé, mas na verdade se referem à antiga Capela da Misericórdia, de 1567, não à igreja atual. Isto faz com que a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação seja considerada de fato o templo católico ainda existente mais antigo de todo o Estado.
O Projeto Olhos de Ver foi até Irajá e traz hoje essa relíquia seiscentista, erguida há "somente" 410 anos! No carrossel de 15 fotos, podemos apreciar a singela beleza do templo de estilo colonial, de feições simples, com torre sineira única, porta principal do século XVII de quase 4 metros de altura e nave única circundada por 19 medalhões com pinturas diversas. Sua decoração interior é modesta, com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação feita no século XIX no retábulo-mor e pinturas do forro do coro e da nave feitas no século XX.
A igreja, tombada somente há 3 décadas (por um decreto municipal de 1994), é uma preciosidade de nossa Cidade e merece ser visitada, melhor conhecida e ter um olhar constante para a sua manutenção, que já se mostra necessária em sua fachada lateral e seu interior, apesar de seu bom estado geral de conservação.
Praça Nossa Senhora da Apresentação, 272 - Irajá.
@alexandresiqueirafotografia (2024)
E você? Já esteve no Irajá e parou para visitar essa linda igreja colonial? Conte pra gente nos comentários.
Se você gostou desse post, curta e compartilhe! Siga o Olhos de Ver no Facebook e visite o seu site oficial: www.olhosdeverrj.com.br
Texto e fotografias compartilhados aqui pelo Saiba História.
2 comentários:
Muito obrigado por compartilhar nosso post (texto e fotos)! A igreja é de fato uma preciosidade, uma relíquia da nossa Cidade, que precisa cuidar melhor de seu patrimônio e divulgar suas atrações históricas importantíssimas, não só as turísticas tradicionais. Muito obrigado mesmo!
Muito obrigado pelo retorno! Continuaremos na luta.
Postar um comentário