domingo, junho 01, 2008

História dos Hebreus, Persas e Fenícios


História do Hebreus

A Bíblia é a referência para entendermos a história deste povo. De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1800 AC, Abraão recebeu uma sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã, atual Palestina. Isaque, filho de Abraão, tem um filho chamado Jacó. Este luta , num certo dia, com um anjo de Deus e tem seu nome mudado para Israel.

Os doze filhos de Jacó dão origem as doze tribos que formavam o povo hebreu. Por volta de 1700 AC, o povo hebreu migra para o Egito, porém são escravizados pelos faraós por aproximadamente 400 anos. A libertação do povo hebreu ocorreu por volta de 1300 AC. A fuga do Egito foi comandada por Moisés, que recebeu as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficaram peregrinando pelo deserto, até receberem um sinal de Deus para voltarem para a terra prometida, Canaã.

Jerusalém é transformada num centro religioso pelo rei Davi. Após o reinado de Salomão, filho de Davi, as tribos dividem-se em dois reinos : Reino de Israel e Reino de Judá. Neste momento de separação, aparece a crença da vinda de um messias que iria juntar o povo de Israel e restaurar o poder de Deus sobre o mundo.

Em 721 começa a diáspora judaica com a invasão babilônica. O imperador da Babilônia, após invadir o reino de Israel, destrói o templo de Jerusalém e deporta grande parte da população judaica.

No século I, os romanos invadem a Palestina e destroem o templo de Jerusalém. No século seguinte, destroem a cidade de Jerusalém, provocando a segunda diáspora judaica. Após estes episódios, os hebreus espalham-se pelo mundo, mantendo a cultura e a religião. Em 1948, o povo hebreu retoma o caráter de unidade após a criação do estado de Israel.

História dos Persas


Os persas, importante povo da antiguidade oriental, ocuparam a região da Pérsia (atual Irã). Este povo dedicou-se muito ao comércio, fazendo desta atividade sua principal fonte econômica. A política era toda dominada e feita pelo imperador, soberano absoluto que mandava em tudo e em todos. O rei era considerado um deus, desta forma, o poder era de direito divino.

Ciro, o grande, foi o mais importante imperador dos medos e persas. Durante seu governo ( 560 a.C - 529 a.C ), os persas conquistaram vários territórios, quase sempre através de guerras. Em 539 a.C, conquistou a Babilônia, levando o império de Helesponto até as fronteiras da Índia.

A religião persa era dualista e tinha o nome de Zoroastrismo ou Masdeísmo, criada em homenagem a Zoroastro ou Zaratrusta, o profeta e líder espiritual criador da religião.

História dos Fenícios
.
A civilização fenícia desenvolveu-se na Fenícia, território do atual Líbano. No aspecto econômico, este povo dedicou-se e obteve muito sucesso no comércio marítimo. Mantinha contatos comerciais com vários povos da região do Oriente. As cidades fenícias que mais de desenvolveram na antiguidade foram Biblos, Tiro e Sidon.

A religião fenícia era politeísta e antropomórfica, sendo que cada cidade possuía seu deus (baal = senhor). Acreditavam que através do sacrifício de animais e de seres humanos podiam diminuir a ira dos deuses. Por isso, praticavam esses rituais com certa freqüência, principalmente antes de momentos importantes.
.
Fonte: http://suapesquisa.com/hebreus/
.................................................................................
ATENÇÃO: O texto acima é dirigido a todos os meus alunos do 1º ano do Ensino Médio. Para saber mais ainda... Acesse os links:

http://www.historiamais.com/hebreus.htm
.
Não esqueçam de deixar abaixo os seus comentários!
.

44 comentários:

raixinhamuitobela disse...

eu adorei o texto sobre o povos hebreus,persas e fenicios!!

tava otimo resumido super bem com poucas palavras he com frases emportantes!!

adoreii!!
by:raixinhamuitobela

Unknown disse...

PROFESSOR: O SENHORA ARAZOU NESSE SAITE ELE É TUDO DE BOM.
NOS QUE SOMOS ALUNOS DO SENHOR DO 1ANO DO ENSINO MÉDIO ESTOMOS ADORANDO...
NA VERDADE EU NÃO POSSO RESPONDE POR NINGUEM MAIS DANDO AS MINHAS PALAVRAS EU AMEI ESSE SAITE.....
ELE É MUITO BOM MESMO..
O TRABALHO QUE O SENHOR PASSOU PRA PESQUIZA NA NET EU TIREI TUDO DAQUI.
PROFESSOR PARABÉNS E SÚCESSO COM O SAITE....
BJUS

Anônimo disse...

Parabéns Professor Adinalzir, sua pesquisa enriquece a internet, achei ótimo as fotos históricas do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Valeu, minhas queridas alunas. Adorei os comentários de vocês!

1234567 disse...

Aldinazir esse blog esta auxiliando muitos sites que são complicadosde mexer esse site merece nota 10000 obrigado por ajudar alunos como eu com esse site.

Anônimo disse...

Olá professor Adinalzir1
O senhor não faz nem idéia do quanto me ajudou com suas informações sobre a História dos Hebreus,pois estou fazendo minha monografia para o curso de Teologia, e o tema proposto é justamente a História dos Hebreus. Se puder enviar mais informações sobre o assunto, ficarei muito grata, pois elas serão de grande valia para minha pesquisa.
Obrigada e que Deus te abençoe!

Professora Odaléa - Campos dos Goytacazes -RJ. nikonarts.blogspot.com

Anônimo disse...

Valeu,professora Odaléa!
Sua visita e seus comentários sempre serão bem vindos.
Muito obrigado e um grande abraço!

Anônimo disse...

texto copiado do : www.suapesquisa.com/hebreus/

cópia rullez Q

Anônimo disse...

não te conheço mas vc deve ser um otimo professor! muito obrigado por me ajudar nas minhas pesquisas quem dera o professor da escola em que estudo fizesse um site desse. sem mais o q dizer a não ser muito obrigado deixo meu comentario!!!!
by Bruna Ellen

Anônimo disse...

VOCES SAO MUITO BURRAS , NAO SABEM ESCREVER DIREITO !

QUANTO AO PROFESSOR , ESTÁ ÓTIMO ESSE TEXTO !
beijos

Adinalzir disse...

Agradeço aos meus leitores anônimos pela visita e os comentários. Fico muito feliz em ter ajudado. Numa próxima, não esqueçam de dizer seus nomes! Abraços,

Seis Gatinhas disse...

Professor, meus parabéns! Seu site é extremamente rico em conteúdo e foi uma "mão-na-roda" para meus trabalhos escolares. Continuarei acompanhando suas próximas postagens.

Adinalzir disse...

Querida Kekaah

Fico muito feliz com a sua visita. Será sempre um prazer ajudá-la.

Abraços!

Patrícia Regina disse...

Eu gostei muito de todos os textos tudo que eu preciso pra ajuda meu filho de 11 anos nos trabalhos da escola,fiqui muito feliz por encontra os conteudos bem explicados e facil de entender!Obrigadaaaaaaaaaaa,mesmo Professor!!!

Adinalzir disse...

Oi, Patricia Regina

Que bom que você gostou. Volte sempre que precisar.

Valeuuuuuu!!!

Anônimo disse...

NÃO GOSTEI DO TEXTO SOBRE OS HEBREUS PORQUE DEIXA DE CONTAR MUITOS FEITOS VISTOS EM ACHADOS ARQUEOLÓGICOS.O TEXTO É BASEADO NOS ESCRITOS BÍBLICOS E ISSO ENTRA EM CONTRADIÇÃO COM O QUE REALMENTE ACONTEÇEU NO EGITO,MESOPOTÂMICA(DIÁSPORA) E GUERRAS DOS REIS ( SALOMÃO,DAVI,ETC.)

Adinalzir disse...

Caro Anônimo
Você sabia que escrever com maiúsculas é o mesmo que gritar?
Mesmo assim, agradeço pela visita. Valeu! :-(

D disse...

FOI PROVEITOSO DEMAIS...OBG

D disse...

Caro prof.valeu a advertência...escrever com maiúscula é mesmo que gritar...obg,mas o seu site é ótimo!!!!

Adinalzir disse...

Oi, Dira
Não tem de que. Volte sempre que precisar. Abraços! :-)

Adinalzir disse...

Valeu, Dira!
Muito obrigado pela visita.
Abraços! :-)

barbisamarahelena disse...

Adorei o texto muito resumido e super detalhado....
agora consegui entender muito bem a ligação dos hebreus com os faraós...
Beijo

Adinalzir disse...

Prezada barbisamarahelena
Fico muito grato com a sua visita. Volte sempre que precisar.
Beijos! :-)

Anônimo disse...

Ótimo artigo,super interessante,parabéns!
Estava fazendo uma pesquisa sobre isso e no seu site achei a respostas para as minha perguntas...Vou recomendar no meu blogger,posso?

Anônimo disse...

ai adorei o texto muito obrigado agora meu trabalho est aquase pronto tomara q au tire um 10. obrigado e parabens! SUCESSO.

Adinalzir disse...

Prezado A Ciência e a fé!
Fico grato pela visita e comentário. Você pode divulgar o meu blog, com certeza. Só tenho a agradecer.
Abraços!

Adinalzir disse...

Caro Anônimo
Muito obrigado pela visita e volte sempre. Abraços!

MCMANU disse...

os hebreus viveram um bom tempo com os egipicios mas nesse periodo os hebreus se multiplicaram e os egipicios ficaram com medo dos hebreus fazerem uma revolta e tomarem o egito entao eles comesaram a escraviza-los e maltrata-los foi assim por 5 ou 4 geraçoes . ja os finicios eram velejadores e sua geriam se localizava nas gegioes maritimas.os persas se localizavao no planalto do iram e eram famosos pela venda de escravos hebreus merda.

Adinalzir disse...

Caro MCMANU
Caramba! Você está mal de escrita. Mesmo assim, fico grato pela visita.

Amanda disse...

eu amei os textos estavam otimooooooooooooooooooss!

Adinalzir disse...

Valeu, Amanda!
Muito obrigado pela visita.

nicaela rs disse...

obrigada me ajudou muito esses textos

Lissandra disse...

O mundo seria bem melhor se centenas de pessoas fizessem o que você faz(dividir os seus conhecimentos). Você me ajudou muito no trabalho da faculdade. Parabéns pelo excelente trabalho. Que Deus abençõe!

Anônimo disse...

oi eu sou estudante de historia e to super intereçada no assunto

julia disse...

oi galera sou professora e sei que hebreus por sua vez foi vila da historia entre no meu blog www.historia.com/contandonovidades.br
espero que vcs gostem

julia disse...

adinalzir entra no meu site www.bloghistoria.com.br brigada ta sou estudante mas meu blog se expirou no seu parabens
beijos

Rodrigo disse...

Professor! Adorei seu blog.
Sou graduando em História. A antiguidade é realmente muito interessante, dá para cativar alunos do ensino médio com o conteúdo.

Eu tenho um blog que fala também de História:http://sapereaude10.blogspot.com.br/

O conteúdo é enriquecedor principalmente para alunos do terceiro ano. :)

Anônimo disse...

achei muito bom o texto bem explicativo claro e objetivo ajuda muito a assimilar ótimo para pesquisas e trabalhos também!!!
poor:aila

Anônimo disse...

eu achei isso muito bacana para caralho

Anônimo disse...

ñ achei nada do que eu queria ma
s admito é um bom site

Anônimo disse...

Me ajudou bastante no meu trabalho Valeu ;) ;) ;)

Anônimo disse...

Oi professor,não conheço você,mas quero dizer que texto estava ótimo,me ajudou mais do que precisava.VALEU,BEIJÃO.

Diego disse...

Me ajudara para a prova amanham.

Unknown disse...

parabens pelo texto muito bom msm!