Pertencia a Alagoas Railway Company, demorou vários anos (1859-1881) para ser construída devido a falta de interesse das autoridades locais em construir uma linha férrea em uma região isolada do sertão nordestino.
Com o propósito de ligar o baixo e médio Rio São Francisco, interligar parte dos Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe e socorrer os flagelados da seca de 1877, a Estrada de Ferro Paulo Afonso foi finalmente idealizada pelo engenheiro militar e empresário abolicionista André Rebouças, com planejamento a cargo do norte-americano W. M. Roberts e responsabilidade técnica dos engenheiros Carlos Krauss, Reinaldo Von Kruger e Jean Guilhaume Monthier.
A autorização da obra foi dada pelo alagoano e Conselheiro do Império Visconde de Sinimbu sob muita pressão do Imperador Dom Pedro II.
A Estrada de Ferro teve 85 anos de funcionamento, nos seus quase 280km de percurso, trazendo desenvolvimento econômico nunca antes visto para o interior da Bahia, Pernambuco e Alagoas.
Assim como muitas linhas férreas do século XIX, foi fechada na década de 1960.
Originalmente postado em Pedro II do Brasil
Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego
2 comentários:
Muito bom saber da história das nossas ferrovias. Um transporte que sempre foi barato e rápido.
Prezado Francisco Gomes Pereira
Fico muito feliz por saber que você gostou da postagem. Grato pela visita e volte sempre a este blog!
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