quinta-feira, novembro 05, 2020

A Construção da Maior Linha Férrea do Sertão Nordestino

 

A Linha Férrea de Paulo Afonso ou LFPA semelhante às outras do Brasil, estava dentro do plano do Imperador Dom Pedro II de construir 20.000 quilômetros de ferrovias no Brasil até 1880.

Pertencia a Alagoas Railway Company, demorou vários anos (1859-1881) para ser construída devido a falta de interesse das autoridades locais em construir uma linha férrea em uma região isolada do sertão nordestino.

Com o propósito de ligar o baixo e médio Rio São Francisco, interligar parte dos Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe e socorrer os flagelados da seca de 1877, a Estrada de Ferro Paulo Afonso foi finalmente idealizada pelo engenheiro militar e empresário abolicionista André Rebouças, com planejamento a cargo do norte-americano W. M. Roberts e responsabilidade técnica dos engenheiros Carlos Krauss, Reinaldo Von Kruger e Jean Guilhaume Monthier.

A autorização da obra foi dada pelo alagoano e Conselheiro do Império Visconde de Sinimbu sob muita pressão do Imperador Dom Pedro II.

A Estrada de Ferro teve 85 anos de funcionamento, nos seus quase 280km de percurso, trazendo desenvolvimento econômico nunca antes visto para o interior da Bahia, Pernambuco e Alagoas.

Assim como muitas linhas férreas do século XIX, foi fechada na década de 1960.

Originalmente postado em Pedro II do Brasil

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

2 comentários:

Francisco Gomes Pereira disse...

Muito bom saber da história das nossas ferrovias. Um transporte que sempre foi barato e rápido.

Adinalzir disse...

Prezado Francisco Gomes Pereira
Fico muito feliz por saber que você gostou da postagem. Grato pela visita e volte sempre a este blog!