quarta-feira, setembro 02, 2020

Deodoro - Anos 40



A história de Deodoro como conhecemos hoje, começa em 1907, quando o Banco do Brasil desapropriou a Fazenda de Sapopemba, cujo proprietário era o Conde Sebastião de Pinho.

Nesta fase, houve um apagamento da memória desta parte da baixada de Irajá.


A fazenda foi repassada ao ministério de guerra, logo em seguida os militares instalaram seus quartéis no lugar. A casa sede, engenho e a olaria foram demolidos para ampliar as instalações do exército.

Sobreposição de imagem do Google feita por Roberto de Souza Campello

A estação de Sapopemba, inaugurada em 1858, foi reformada e o seu nome foi trocado pelo Presidente Hermes da Fonseca, para homenagear o 1° presidente republicano, que também era seu tio: Manuel Deodoro da Fonseca.

Nos anos 40, a industrialização aumenta a população do bairro. Ainda assim, a paisagem continuava bucólica. Na década seguinte, a "Avenida das Bandeiras", atual Av. Brasil, corta o bairro no meio e foram feitas obras de terraplanagem.

Em 1958, houve um fato que chocou e apavorou dos moradores na época!

De madrugada, um paiol de granadas do exército explodiu, e o tremor foi sentido em diversos bairros do Rio. Algumas pessoas tiveram ataques cardíacos e quem estava próximo foram atingidos pelos materiais que caíram do céu. As pessoas foram evacuadas do bairro e saíram das suas casas com pijamas, para a casa dos amigos e parentes mais distantes.

Texto: Cleydson Garcia.
🎨 Colorização: Cleydson Garcia.


Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

Veja também: O Engenho Sapopemba e as origens do bairro de Deodoro

2 comentários:

Anônimo disse...

Se quizer saber algo mas e só me perguntar sei tudo de Deodoro fazenda sapupemba!

Adinalzir disse...

Sim, gostaria de saber mais. Pode me ajudar?
Qual é o seu nome? Você não colocou.