terça-feira, janeiro 21, 2025

O Marco da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro na Basílica Santuário de São Sebastião na Tijuca, RJ

O Marco da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro teve como localização original o Bairro da Urca, zona Sul da cidade, entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar. Sendo este o local escolhido por ser o local do início da colonização portuguesa no Rio de Janeiro, a partir do ano de 1565, com a vitória de Estácio de Sá sobre os franceses que tentavam fundar uma colônia aqui, a França Antártica.







Possui gravações em relevo em ambas as faces; em uma delas, as quintas portuguesas e na outra face, a cruz, cujos galeões e caravelas do tempo da fundação da cidade usavam como estandarte. Mede aproximadamente 2 metros e meio de altura.

O monumento passou por diversas trocas de local. Este monumento e os restos mortais de Estácio de Sá, morto em 1567, foram transladados do Morro Cara de Cão para o Morro do Castelo, ainda no século XVI. Por volta de 1843, a Igreja de São Sebastião, que ficava no Morro do Castelo, foi repassada aos Capuchinhos italianos, que reformaram a igreja e assentaram o marco no seu lado externo. Após o desmonte do Morro do Castelo em 1922, este monumento foi colocado no centro da nova Praça da Esplanada do Castelo, local exato de onde ficava a igreja dos capuchinhos antes do desmonte. Posteriormente, o monumento foi levado para o seu novo local, onde foram instalados os Capuchinhos após o desmonte do Morro do Castelo, inicialmente na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca. Depois, foi novamente transladado para a Igreja de São Sebastião, padroeiro da cidade, e também conhecida como "Igreja dos Capuchinhos", na Rua Haddock Lobo, na Tijuca.

Fonte: brasilis_regnum

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada