Com sua exuberante flora, uma rica fauna e arquitetura deslumbrante, é um dos mais visitados pontos turísticos da cidade. Neste texto, vou tentar falar desse magnífico lugar num passeio que fiz a Curitiba, nos dias 29/05 a 4/06/2024, tendo como foco especial o icônico Palácio de Cristal, os serenos bosques e as pitorescas trilhas de caminhada. Prepare-se para uma linda viagem por esse oásis de natureza e cultura!
Com uma área de 278.000 m², o Jardim Botânico de Curitiba é um amplo espaço natural. Localizado na Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350, no bairro Jardim Botânico. Desde 1991, este espaço tem encantado visitantes de todas as idades.
Surpreendentemente a entrada é gratuita, o que torna essa joia da cidade ainda mais acessível. Abrigando uma incrível diversidade de flora e fauna. Onde você pode encontrar desde gambás, tatus e até aves como bem-te-vis e sabiás-laranjeira. Na flora, destacam-se as majestosas araucárias, a erva-mate, o juvevê e muitas outras espécies nativas e ornamentais.
O sempre deslumbrante Palácio de Cristal, com sua arquitetura imponente, é uma das principais atrações desse Jardim Botânico. Inspirado no Palácio de Cristal de Londres, é um grande monumento de metal e vidro que abriga uma linda coleção de plantas nativas da Mata Atlântica.
Os bosques são perfeitos para um passeio tranquilo longe do burburinho da cidade. As trilhas sombreadas proporcionam um contato direto com a natureza. Enquanto lagos com carpas e uma pista de caminhada se espalham por toda a paisagem.
Os amantes da natureza e da atividade física podem explorar as trilhas de caminhadas pitorescas do Jardim Botânico. Caminhando entre plantas exuberantes e desfrutando de uma experiência sensorial única.
Um amplo Espaço de Cultura e Educação Ambiental:
1. Galeria das Quatro Estações, com uma área encantadora que reforça a experiência de contemplação da natureza, com exposições artísticas e culturais. Onde a sua área é parcialmente coberta com placas fotovoltaicas que geram energia elétrica.
Este jardim é um passeio sensorial e afetivo pelas 4 estações do ano. Onde em cada canteiro o visitante é levado a experimentar através das cores, formas e texturas das plantas, a atmosfera que sintetiza cada estação.
2. Espaço interativo: Conhecido como Jardim das Sensações, Um local que estimula tato, olfato, visão e audição através de mais de 70 plantas diferentes. Trazendo uma experiência única e enriquecedora para adultos e crianças.
3. Museu Botânico Municipal: Um espaço que funciona como um herbário para pesquisas acadêmicas e com uma coleção de plantas cientificamente reconhecidas.
Um comentário:
Muito bacana esse parque.
Postar um comentário