sábado, julho 13, 2024

Igreja de Nossa Senhora da Apresentação do Irajá

A igreja de Nossa Senhora da Apresentação para muitos é a igreja mais antiga do Rio. Apesar da veracidade das datas ser algo complexo. Uma coisa é certa... Ela foi a primeira igreja do subúrbio do Rio de Janeiro.

A capela foi erguida em 1613 na Fazenda do Irajá pelo jesuíta Gaspar da Costa. A igreja logo se tornou a mais importante do interior, ou seja, fora dos limites da cidade.



Além do altar principal dedicado a Santa Nossa Senhora da Apresentação, a igreja tinha mais 6 altares laterais dedicados aos santos das irmandades.



O material usado na construção dessa igreja foi o mesmo usado no Convento do Carmo, o que a fez se tornar a única igreja da cidade com a mesma semelhança que o referido convento.

Quando a Inquisição esteve atuando no Rio de Janeiro, a igreja foi usada para acusar e prender pessoas que estavam investigação do Tribunal do Santo Ofício.

O Imperador D. Pedro II tinha um enorme carinho e devoção por essa igreja, toda vez que ia a Petrópolis, o soberano gostava de ir ao templo para fazer suas orações.

A igreja tem como referência a apresentação de Maria no templo. Quando o Imperador assumiu a maioridade aos quinze anos, por isso o nome de Nossa Senhora da Apresentação. A partir daí ela acabou se tornando uma relíquia histórica do Rio.

No terreno anexo a igreja ficava o Cemitério da Ordem. E foi nesse mesmo terreno que boa parte foi doado em 1835 para a fundação do Cemitério Público do Irajá.

Texto e imagens compartilhadas do:

https://www.instagram.com/andarilhodoriooficial/

Postado aqui pelo administrador deste blog.

Nenhum comentário: