Eu tive a honra de conhecê-lo na década de 1980, durante as reuniões do Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz, quando a sede ainda era na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Para mim, Seu Chiquinho foi sem dúvida, um dos escritores mais apaixonados que eu ja conheci pela terra onde viveu.
Chiquinho, como era carinhosamente conhecido por todos, era apicultor, artesão, historiador, escritor e poeta. Teve sete livros publicados: três da história da região de Guaratiba, um de literatura infantil, duas obras biográficas e também um romance.
Participou de cinco livros de Antologias com poesias e contos; do Agendas Literárias-Guarazão Editorial e deu várias palestras em escolas.
Foi membro da Academia RJ de Letras e Artes; do Circuito Literário Conversa com Verso; do Grupo Frade de Caminhada Ecológica de Guaratiba; do Grupo Vida Feliz. Foi colunista do Jornal Guarazão (crônicas e contos) e teve várias participações no Concurso Talentos da Maturidade com contos e músicas realizado pelo Banco Real.
Recebeu quatro moções da Câmara Municipal do Rio de Janeiro pela edição do “Livro Barra de Guaratiba, Sua Vida, Seu Povo, Seu Passado”; 03 reportagens no Jornal “O Globo” Zona Oeste; teve a colocação do seu nome na Sala de Leitura Francisco Alves Siqueira, na Escola Municipal Floripes Algladas Lucas, em Guaratiba, e também no Esquina Cultural.
Foi Celebridade da Zona Oeste 2003/2004 pela Sociedade Musical 10 de Maio em Campo Grande, tendo recebido vários diplomas e certificados de participação em eventos culturais.
Tenho certeza que seu caminho continuará a ser lindo no outro plano. Deixo aqui meus sentimentos a todos os seus amigos e familiares.
Veja no vídeo abaixo a participação dele no Programa Expedição Rio da TV Globo que foi ao ar no dia 18/05/2024. Onde Seu Chiquinho deu um show de lucidez relembrando muitas memórias da Barra de Guaratiba, terra que ele tanto amou.
Acesse também o link abaixo e conheça os livros editados pelo historiador Francisco Alves Siqueira.
https://franciscoalvessiqueira.blogspot.com/?m=0
Texto escrito e postado aqui pelo administrador deste blog.
2 comentários:
Sem dúvida, foi um homem que deixou um importante legado para as gerações.
Valeu, Rodrigo Phanardzis!
Que bom que você gostou.
Grato pelo comentário!
Postar um comentário