O Palacete, de aspecto neoclássico, foi inaugurado em dezembro de 1881, com a presença do Imperador Pedro II, para funcionar como sede administrativa do matadouro público, na área da antiga Fazenda Imperial de Santa Cruz. Localizado na Rua das Palmeiras Imperiais.
Em 1886, algumas salas abrigaram a Escola Santa Isabel para os filhos dos trabalhadores do Matadouro. No início da República, o Matadouro tornou-se tecnologicamente defasado e aos poucos, a escola foi ocupando todo o Palacete.
Em 1921 com o nome de Escola Estados Unidos ali foram ministrados cursos práticos e teóricos de agricultura com trabalhos manuais. Consolidando assim o uso educacional. Depois por cerca de quarenta anos a instituição dedicou-se ao ensino técnico, recebendo em 1946 o nome de Escola Princesa Isabel.
Na década de 1970, o prédio já se encontrava em condições precárias, sendo então a escola transferida para outra edificação especialmente construída nos fundos do terreno.
A antiga sede administrativa do Matadouro Público de Santa Cruz, considerada patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro por suas características arquitetônicas e importância histórica foi tombada em maio de 1984, pelo Decreto Municipal nº 4.538.
Desde 1993 a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro promove obras de restauração, adequação de uso, pesquisa arqueológica e educação patrimonial. Passando a funcionar ali a sede do NOPH - Ecomuseu. Atualmente o prédio está precisando de uma nova restauração.
Pesquisa realizada pelo Administrador do blog.
Colorização e restauração da foto: @wittel_colorizacao
Um comentário:
Um palacete que respira cultura!
Postar um comentário