quarta-feira, fevereiro 21, 2024

O Carnaval em Campo Grande

O Clube dos Fenianos fundado em 1923 com sede na Ferreira Borges e depois na rua Campo Grande 130, extinto em 1932, e o Clube do Aliados com sede atual na estrada do Mendanha, eram os grandes incentivadores do carnaval no bairro.

O Aliados era conhecido no mundo carnavalesco da cidade do Rio de Janeiro como “O palácio encantado de Campo Grande”.

Os associados dos Fenianos conhecidos como “gatos angorás” e dos Aliados como “águias” pela imprensa, mantinham uma amistosa rivalidade nos anos 1920 no carnaval em Campo Grande.


Em 1935 um coreto do bairro participou pela primeira vez do concurso de coretos da Prefeitura do Rio de Janeiro. Erguido na Praça 3 de maio (Praça Raul Boaventura) com 20 metros de largura e 15 metros de altura, em estilo renascença iluminado por 400 lâmpadas e 3 refletores.


No ano de 1947 incentivados por Manoel Caldeira Alvarenga, Campo Grande revive os seus grandes carnavais. Nesse mesmo ano a Unidos de Campo Grande desfilava o seu segundo carnaval na Praça Onze.

O Carnaval acontecia na Praça 3 de Maio e rua Coronel Agostinho, e contava com uma belíssima ornamentação.

Em 1948 nasce o bloco Império de Campo Grande, que no ano de 1950 já desfilava como Escola na Praça Onze. Foi campeã do Grupo 3 em 1979 e o seu último desfile foi em 1991 ou 1992.

Somente com o surgimento da Região Administrativa em 1961 teremos uma participação efetiva da Prefeitura no Carnaval do bairro. Já que até esse momento a realização da festa ficava a cargo dos clubes e da sociedade civil.

Nomes de blocos de rua como: Filhos da Pauta, Xavantes do Tingui , Sereno, Parece que bebe, União da Ponte, Teimosos da Vila, Solta o Bicho, são lembrados até hoje com carinho pelo foliões.

Uma outra curiosidade mas vergonhosa, era o reaproveitamento da decoração dos desfiles dos anos anteriores da Avenida Rio Branco e Presidente Vargas pelas ruas do bairro.


Atualmente temos a Sereno de Campo Grande, campeã da Série Prata 2023 que nesse ano fez um belo desfile na Passarela Professor Darcy Ribeiro (nome oficial do Sambódromo).

O carnaval de rua também não deixa a desejar com diversos blocos e festas em diversas localidades do bairro, sendo a do Magali uma das mais famosas.

Conhece outras histórias do Carnaval de Campo Grande?

Fonte: fotos e texto adaptados do site @riodecoracaotour

Compartilhado do @riode.historias

Um comentário:

Helena Fontenele disse...

Amo postagens do carnaval de antigamente!