O Clube dos Fenianos fundado em 1923 com sede na Ferreira Borges e depois na rua Campo Grande 130, extinto em 1932, e o Clube do Aliados com sede atual na estrada do Mendanha, eram os grandes incentivadores do carnaval no bairro.
O Aliados era conhecido no mundo carnavalesco da cidade do Rio de Janeiro como “O palácio encantado de Campo Grande”.
Os associados dos Fenianos conhecidos como “gatos angorás” e dos Aliados como “águias” pela imprensa, mantinham uma amistosa rivalidade nos anos 1920 no carnaval em Campo Grande.
O Carnaval acontecia na Praça 3 de Maio e rua Coronel Agostinho, e contava com uma belíssima ornamentação.
Em 1948 nasce o bloco Império de Campo Grande, que no ano de 1950 já desfilava como Escola na Praça Onze. Foi campeã do Grupo 3 em 1979 e o seu último desfile foi em 1991 ou 1992.
Somente com o surgimento da Região Administrativa em 1961 teremos uma participação efetiva da Prefeitura no Carnaval do bairro. Já que até esse momento a realização da festa ficava a cargo dos clubes e da sociedade civil.
Nomes de blocos de rua como: Filhos da Pauta, Xavantes do Tingui , Sereno, Parece que bebe, União da Ponte, Teimosos da Vila, Solta o Bicho, são lembrados até hoje com carinho pelo foliões.
Uma outra curiosidade mas vergonhosa, era o reaproveitamento da decoração dos desfiles dos anos anteriores da Avenida Rio Branco e Presidente Vargas pelas ruas do bairro.
Atualmente temos a Sereno de Campo Grande, campeã da Série Prata 2023 que nesse ano fez um belo desfile na Passarela Professor Darcy Ribeiro (nome oficial do Sambódromo).
O carnaval de rua também não deixa a desejar com diversos blocos e festas em diversas localidades do bairro, sendo a do Magali uma das mais famosas.
Conhece outras histórias do Carnaval de Campo Grande?
Fonte: fotos e texto adaptados do site @riodecoracaotour
Compartilhado do @riode.historias
Um comentário:
Amo postagens do carnaval de antigamente!
Postar um comentário