Construído em 1882 pelo engenheiro Herbert E. Hunt, para fazer a ligação entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, por determinação do imperador Dom Pedro II para servir a Estrada de Ferro Minas and Rio, última estrada construída por Visconde de Mauá. A viagem inaugural contou com a presença ilustre, do imperador D. Pedro II e sua comitiva.
Revolução de 1932
O túnel foi um local estratégico para a Revolução Constitucionalista de 1932 por fazer divisa com São Paulo (Cruzeiro) e Minas Gerais (Passa Quatro).
O Túnel nos dias atuais
Hoje o túnel é o ponto final do passeio do Trem da Mantiqueira, na Maria Fumaça que sai de Passa Quatro.
Em 2017 o governo do estado de Minas Gerais, por meio do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, aprovou o tombamento do Túnel da Mantiqueira.
Já tive o privilegio de atravessar esse túnel algumas vezes, inclusive, no meio da noite, e, se com a luz do dia ele se mostra assustador, durante a noite ele se torna apavorante e sinistro. Rajadas de vento que vem e vão dão um ar aterrorizante ao ambiente, a escuridão é total, e calafrios na espinha não são raros…
Atravessar o túnel, é uma experiencia extraordinária, a impressão que se tem, é que está entrando em um portal para outra dimensão ou algum cenário de filme ou ate mesmo de desenho animado (quem é que não se lembra da famosa animação “A caverna do Dragão”).
Aqui a fé dos soldados que aqui combateram, foi duramente testada. Este pedaço de chão e estas montanhas são testemunhas silenciosas dos atos de bravura de quem lutou por um ideal e dos dramas pessoais daqueles que encontraram a morte ou voltaram para casa terrivelmente feridos e mutilados. Heróicos soldados brasileiros.
Texto de Leonardo Fernandes.
Fonte: https://araucariaexpedicoesblog.wordpress.com/2017/08/07/o-tunel-da-mantiqueira/
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