segunda-feira, maio 29, 2023

A história de um dos pioneiros no cultivo da laranja em Campo Grande, RJ


José do Nascimento Lourenço, imigrante portugues do Distrito da Guarda, nascido na Freguesia de Algodres em 1870 - 1946. Chegou em Campo Grande 1908, e comprou terras onde hoje abrange os condomínios Recanto do Ipê na Estrada do Mendanha, condomínio Laura Serra na Estrada do Pedregoso até a padaria do Renê na mesma estrada. Onde ali residia em uma linda casa que tinha um belo jardim dando de frente para Estrada do Mendanha e também tinha portão de entrada pela Estrada do Pedregoso, ali residia com sua esposa Maria Cândida Lourenço, portuguesa muito católica que era a responsável em administrar a Capela Sant' Anna nas Capoeiras até 1951.

Teve com Maria Candida quatro filhos: Maria de Nazareth Lourenço, Amadeu, Abílio, Alzira, Orlando. 

Teve com Helena Adelaide Monteiro duas filhas: Margarida Adelaide Monteiro, Maria do Carmo.

Ele trouxe para o Brasil a experiência na lavoura, já que em Portugal sua família já vivia de uma antiga profissão chamada moleiro, eram agricultores de trigos e outras lavouras. Em Campo Grande ao lado do genro o imigrante português Annibal Ayo Monteiro, filho mais velho da fazendeira Helena Adelaide Monteiro, começaram o cultivo de laranja no início do século XX, a parte das plantações do José Lourenço são onde foram tiradas essas fotos abaixo.

Ele tinha uma frase que falava para os vizinhos:

"Pega - lhes as laranjas, mas não me quebras os galhos."

Suas plantações se estendiam até o morro próximo ao atual Clube dos Aliados. Era uma das famílias mais tradicionais na Estrada do Mendanha nessa época.

Em memória ao passado na qual nosso Bairro de Campo Grande foi o maior produtor e exportador de laranja, foi sancionada pelo atual Prefeito ano passado a Festa da Laranja no Bairro de Campo Grande, dia 07 de Outubro. Vamos aguardar para ver se a prefeitura do Rio, representa pelo Prefeito e Secretario de Cultura vão valorizar a história e cultura de Campo Grande RJ.

Fonte: O neto dele chamado, Olintho Monteiro, 87 anos.

Deixou vasta descendência em Campo Grande, é meu Trisavô, pai da minha bisavó Maria de Nazareth Lourenço. Por @wallacepostiga

Fonte: https://www.facebook.com/CGMaiorBairroDoBrasil

Nenhum comentário: