sexta-feira, junho 02, 2023

A história do sub-bairro Salim em Campo Grande


O sub-bairro Salim, tem esse nome através do seu antigo proprietário Salim Hanna Alzuguir (1893-1982) nascido no Líbano, filho de Hanna Alzuguir e Hend Alzuguir.

Imigrou para o bairro de Campo Grande RJ, onde adquiriu uma fazenda onde tinha uma extensa plantação de laranjas entre outras frutas e criação de gado.

Nas fotos você pode ver também a antiga casa da fazenda.

Era casado com Maria Hanna Alzuguir. Na foto acima Salim é o da direita, o rapaz da esquerda, é o seu filho mais velho Alfredo, nas suas terras em Campo Grande. Os dois eram amigos do meu avô Olintho, frequentavam a fazenda e trabalhavam na mesma empresa, a antiga Rádio Cristais do Brasil, fabricante de componentes eletrônicos. A antiga fazenda era gigante e fazia limites com a Avenida Brasil.

Na foto colorizada abaixo enviada pelo neto Roberto Alzuguir, vemos Maria Hanna Alzuguir e Salim Hanna Alzuguir, no sítio em Campo Grande, em 1978.


Hoje o entorno desse sítio virou um sub-bairro de Campo Grande e um condomínio denominado Salim que recebeu esse nome em homenagem ao lugar de origem do antigo proprietário. Como podemos ver nas fotos de Alberto Alzuguir que foram colocadas abaixo.



O nosso Bairro de Campo Grande, recebeu inúmeros imigrantes no final do século XIX e início do século XX, onde os Sírios também tiveram presença marcante em nossa terrinha acolhedora.

Pesquisa e postagem: Wallace Monteiro Postiga. 

Memorialista e idealizador da Festa da Laranja no Bairro de Campo Grande.

Fonte: https://www.facebook.com/CGMaiorBairroDoBrasil

Nenhum comentário: