sábado, agosto 13, 2022

Um super registro histórico sobre um discípulo de Portinari em Santa Cruz

Na foto acima temos Portinari com seus alunos em uma exposição em 1936. Emílio Stein é o quarto de pé da esquerda pra direita, de terno branco. Bem de frente pra ele, sentado, está Cândido Portinari.

Portinari teve um discípulo entre os moradores de Santa Cruz. Tratava-se de Emílio Stein. Nascido na Bélgica em 1913, Stein veio criança para Santa Cruz com sua família fugindo do antissemitismo, que já se espalhava pela Europa. Com apenas 8 anos de idade passou a ajudar na parte artística do barracão dos Progressistas de Santa Cruz, uma sociedade carnavalesca que fazia desfiles com carros alegóricos na disputa de desfiles de carnaval da época. 

Com vocação paras artes, Emílio Stein fez faculdade de Artes e Desenho na UDF (Universidade do Distrito Federal), onde teve aulas de Pintura com Cândido Portinari. 

A UDF  era uma ideia revolucionária entre as universidades brasileiras, pois tinha a proposta de incentivar pesquisa científica, literária e artística, tendo como intuito, mais do que formar os profissionais de cada área, formar o quadro intelectual do país. Em seu quadro artístico a UDF tinha como professores alguns dos principais nomes artísticos da história brasileira como Mário de Andrade, Heitor Villa-Lobos, Lucio Costa e Cândido Portinari.


 A UDF por ter um caráter mais moderno, rivalizava com a Escola de Belas Artes que era a mais tradicional universidade de artes do Brasil, sendo as duas as principais universidades de Arte nacionais naquela época; E Emílio Stein estudou em ambas! Além de cursar a UDF, ele paralelamente entrou na Escola de Belas Artes onde se formou arquiteto. 

Em 1936, Stein participou de uma exposição organizada pelo seu mestre Portinari, onde temos o registro em foto de Stein com seus colegas de turma e Cândido Portinari.

Em 1938, Stein foi o cenógrafo e escultor responsável pelo desfile do carnaval dos Progressistas o que lhe rendeu inúmeros elogios por grandes jornais da imprensa carioca.

Pesquisa de @gabriel.billy

NOPH - Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz.