O capitão-mor e engenheiro Johann Andreas Schwebel, estava entre os cartógrafos que vieram ao Brasil para demarcar as fronteiras entre Portugal e Espanha na América do Sul após o tratado de Madrid de 1750. Existem poucas informações sobre sua trajetória, sabe-se que era de origem germânica, mais precisamente de Nuremberg, possuía grau militar de capitão e graduação em matemática. Foi designado por Francisco Xavier de Mendonça Furtado (1700-1769), Governador Geral da capitania do Grão-Pará e irmão do Marques de Pombal.
Schwebel registrou algo em torno de 60 vilas na capitania do Grão-Pará. Na época, ainda estava vigente a divisão territorial por capitanias, e a do Grão-Pará englobava os atuais estados do Pará, Amazonas, Roraima, Acre, Amapá e Rondônia. Em sua jornada, Schwebel retratou as primeiras vilas e aldeias que existiam na região norte do país, limitando-se a explorar, de acordo com seus mapas, locais próximos às margens dos rios.
Há versões da obra de Schwebel na Biblioteca Nacional, no Arquivo Militar do Ministério da Guerra do Rio de Janeiro e no Itamaraty.
Compartilhado de A Terra de Santa Cruz
Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego
2 comentários:
Nunca tinha escudado ou ligo algo sobre ele !..
Prezado joaodoapex
A nossa História do Brasil ainda tem muitos fatos a serem revelados. Gratidão pela visita!
Postar um comentário