quarta-feira, junho 12, 2019

Gabinete de química do Imperador



Amante das ciências, Dom Pedro II possuía um laboratório de química particular no Palácio Imperial de São Cristóvão, O gabinete de química do Imperador tinha sido comprado em 1843, juntamente com uma luneta astronômica do astrônomo francês Eugênio Fernando Soulier de Sauve. 

De acordo com Pedro Calmon, o Imperador conhecia a química contemporânea, tendo aprendido teoria atômica lendo John Dalton e Joseph Louis Gay-Lussac e, possivelmente, Jöns Jacob Berzelius Auguste Laurent, Charles Frédéric Gerhardt e Pierre Eugène Marcelin Berthelo, O gosto pela química foi transmitido às filhas Isabel e Leopoldina e, mais tarde, ao neto mais velho Pedro Augusto, filho de Leopoldina. 

A existência do gabinete de química no Palácio Imperial também pode ser comprovada por um despacho de 1863, do mordomo Paulo Barbosa da Silva ao inspetor da alfândega Antônio Nicolau Tolentino. No documento, o mordomo solicita a liberação de oito caixas contendo objetos e produtos para um laboratório químico para uso das princesas. 

Na relação de objetos da Quinta da Boa Vista leiloados no período republicano não existe menção a nenhuma aparelhagem química, existindo apenas referência aos “móveis do laboratório”. Entretanto, no “Inventário do Espólio da Família Imperial” existe uma relação de objetos referentes ao Gabinete de Química do Palácio de São Cristóvão. Além de móveis e objetos de adorno.

In: Brazil Imperial Acesso em 12/06/2019.

Fonte da Imagem. Acesso em 12/06/2019. 

https://deskgram.net/p/2062531881697775427_8484344846 

Obs: Infelizmente hoje esse laboratório não mais existe. O Palácio pior ainda.

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

2 comentários:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Acredito na existência desse laboratório devido ao gosto do imperador pelas ciências. Mas quanto à perda do palácio, é de fato um evento lamentável.

Adinalzir disse...

Prezado Rodrigo Phanardzis
Infelizmente perdemos um museu que era um dos guardiões da nossa história. Tudo que nele existia se perdeu por descaso de nossas autoridades. Agora só resta para nós o virtual.
Seja sempre bem vindo a este blogue!