Localizava-se entre os limites de São João de Meriti e Belford Roxo. O terreno que aparece na foto, está nos arredores da Fazenda do Engenho do Brejo (Antigo Calhamaço e Ipueira), que era praticamente bicentenário nesta época.
Esta ponte imperial, foi construída entre 1875 a 1880, sob o comando do engenheiro Antonio Gabrilelli. Serviu para fornecer tubos de ferro, válvulas e todo material de obras para construir a Represa da Rio D'Ouro, ao pé da serra do Tinguá. E tratou de resolver o problema da falta d'água na Côrte.
Para levar as peças com rapidez, foi necessário criar a Estrada de Ferro Rio D'Ouro, no período de obras da represa. O trem foi liberado aos passageiros, somente no ano de 1884.
Fotógrafo: Marc Ferrez / Ano: Cerca de 1880.
Esta ponte imperial, foi construída entre 1875 a 1880, sob o comando do engenheiro Antonio Gabrilelli. Serviu para fornecer tubos de ferro, válvulas e todo material de obras para construir a Represa da Rio D'Ouro, ao pé da serra do Tinguá. E tratou de resolver o problema da falta d'água na Côrte.
Para levar as peças com rapidez, foi necessário criar a Estrada de Ferro Rio D'Ouro, no período de obras da represa. O trem foi liberado aos passageiros, somente no ano de 1884.
Fotógrafo: Marc Ferrez / Ano: Cerca de 1880.
Na foto abaixo podemos ver o lugar da ponte nos dias de hoje.
Infelizmente a ponte foi substituída por uma estrada de rodagem, sem qualquer chance de ser preservada. Logo mais a frente fica localizado o centro da cidade de Belford Roxo.
Infelizmente a ponte foi substituída por uma estrada de rodagem, sem qualquer chance de ser preservada. Logo mais a frente fica localizado o centro da cidade de Belford Roxo.
Pesquisa de Cleydson Garcia
Originariamente postado na página Especial Rio Antigo
Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego
3 comentários:
Sempre é muito bom saber de histórias assim. Histórias que poucos sabem.
Valeu Andréia Vasques pela visita sempre oportuna!
Muito obrigada!
Essa ponte que aparece na foto atual é da Rua da Matriz passando sobre o Rio Sarapui e esse rio da foto antiga nao pode ser o Sarapui devido ao tamanho. Tal ponte da foto atual era na frente da Olaria Guimbu que, mesmo desativada, existia até há pouco tempo. Assim, é difícil que a foto atual condiga com o local mostrado na foto anterior, pois o Rio Sarapui era muito caudaloso e esse rio da foto parece uma vala.
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