11.12.18

Ponte do Rio Guimbu/Sarapuí



Localizava-se entre os limites de São João de Meriti e Belford Roxo. O terreno que aparece na foto, está nos arredores da Fazenda do Engenho do Brejo (Antigo Calhamaço e Ipueira), que era praticamente bicentenário nesta época.

Esta ponte imperial, foi construída entre 1875 a 1880, sob o comando do engenheiro Antonio Gabrilelli. Serviu para fornecer tubos de ferro, válvulas e todo material de obras para construir a Represa da Rio D'Ouro, ao pé da serra do Tinguá. E tratou de resolver o problema da falta d'água na Côrte.

Para levar as peças com rapidez, foi necessário criar a Estrada de Ferro Rio D'Ouro, no período de obras da represa. O trem foi liberado aos passageiros, somente no ano de 1884.

Fotógrafo: Marc Ferrez / Ano: Cerca de 1880.

Na foto abaixo podemos ver o lugar da ponte nos dias de hoje.


Infelizmente a ponte foi substituída por uma estrada de rodagem, sem qualquer chance de ser preservada. Logo mais a frente fica localizado o centro da cidade de Belford Roxo.

Pesquisa de Cleydson Garcia

Originariamente postado na página Especial Rio Antigo

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

2 comentários:

Andréia Vasques disse...

Sempre é muito bom saber de histórias assim. Histórias que poucos sabem.

Prof. Adinalzir disse...

Valeu Andréia Vasques pela visita sempre oportuna!
Muito obrigada!

A História em combate

Não são tempos de festas. Não há motivos para comemorar.  São tempos sombrios. Não há tréguas nessa luta desigual.  Não são tem...