terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Ponte do Rio Guimbu/Sarapuí



Localizava-se entre os limites de São João de Meriti e Belford Roxo. O terreno que aparece na foto, está nos arredores da Fazenda do Engenho do Brejo (Antigo Calhamaço e Ipueira), que era praticamente bicentenário nesta época.

Esta ponte imperial, foi construída entre 1875 a 1880, sob o comando do engenheiro Antonio Gabrilelli. Serviu para fornecer tubos de ferro, válvulas e todo material de obras para construir a Represa da Rio D'Ouro, ao pé da serra do Tinguá. E tratou de resolver o problema da falta d'água na Côrte.

Para levar as peças com rapidez, foi necessário criar a Estrada de Ferro Rio D'Ouro, no período de obras da represa. O trem foi liberado aos passageiros, somente no ano de 1884.

Fotógrafo: Marc Ferrez / Ano: Cerca de 1880.

Na foto abaixo podemos ver o lugar da ponte nos dias de hoje.


Infelizmente a ponte foi substituída por uma estrada de rodagem, sem qualquer chance de ser preservada. Logo mais a frente fica localizado o centro da cidade de Belford Roxo.

Pesquisa de Cleydson Garcia

Originariamente postado na página Especial Rio Antigo

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

2 comentários:

Andréia Vasques disse...

Sempre é muito bom saber de histórias assim. Histórias que poucos sabem.

Prof. Adinalzir disse...

Valeu Andréia Vasques pela visita sempre oportuna!
Muito obrigada!

História dos fuzilados de Sepetiba

Os ecos da Revolta da Armada se faziam ouvir ainda um ano depois de iniciado o levante de marinheiros contra o governo de Floriano Pei...