sábado, outubro 25, 2025

“Vou dançar o chá-chá-chá, Casas da Banha!” Você se lembra?

Quem viveu nas décadas de 1970 e 1980 certamente já ouviu o famoso jingle do supermercado carioca Casas da Banha, com aqueles seus inesquecíveis porquinhos animados dançando e fazendo compras. A peça foi criada por Miguel Gustavo - compositor, jornalista, radialista e publicitário — o mesmo autor da canção “Pra Frente, Brasil”, da Copa do Mundo de 1970.

Fundada em 1955 pelos irmãos Waldemar, Climério, Venâncio e Hildebrando Velloso — que também foram donos do extinto Jornal dos Sports, impresso em suas páginas cor-de-rosa — essa grande rede de supermercados chegou a ter mais de 200 lojas em vários estados e cerca de 25 mil funcionários.

Nos anos 1970, a Casas da Banha ganhou mais projeção nacional ao patrocinar o programa a Discoteca do Chacrinha. O “Velho Guerreiro” passou a estrelar comerciais do supermercado e, ao saber que o bacalhau estava “encalhado” nos estoques, teve a ideia de lançá-lo à plateia em pleno programa de TV. Nascia ali o icônico bordão: “Vocês querem bacalhau?”. Então as vendas dispararam e o velho Chacrinha teria comentado: “brasileiro adora ganhar um presentinho”. Outros famosos também foram participando das campanhas, como Marília Gabriela, Hebe Camargo, Diogo Vilela e o músico Tim Rescala.

Na década de 1980, a rede investiu pesado em publicidade, adotando a marca “CB” e popularizando aquele slogan “CB, Muito Mais Você”, que virou assinatura da marca. A sigla ficou tão conhecida que entrou no imaginário cultural da época e foi citada em músicas de Raul Seixas, Rogério Skylab e Titãs.


Em 1972, o grupo inaugurou no Rio o 1° hipermercado da América Latina, na Rua Dias da Cruz, no Méier, onde hoje funciona o Prezunic e, pouco depois, o “Porcão”, na Av. Brasil (Penha), com sua torre-relógio de quatro faces. Foi também a primeira rede a abrir um supermercado 24 horas no Brasil, em Copacabana.

Na década de 1990, a crise no setor varejista afetou a rede. Suas lojas começaram a fechar até que, em 1994, a Casas da Banha encerrou suas atividades. Em 1999, a falência foi então decretada.

Repostado do perfil @riomemorias

Nenhum comentário: