Honório Gurgel é um bairro tranquilo e tipicamente residencial do Rio de Janeiro. Localizado na Zona Norte do município, possui cerca de 22 mil habitantes e 8 mil domicílios. Seu IDH é de 0,804 o que o deixa na posição de octogésimo oitavo lugar entre os 126 bairros.
Surgiu após a implantação da linha férrea na região, em 1892. A estação ferroviária surgiu em 1895, com o nome Muguengue - em alusão a um dos rios que corta a região, hoje chamado rio Sapopemba. Em 1905 teve seu nome alterado para Honório Gurgel, em homenagem ao prefeito do Rio de Janeiro na época, e também herdeiro das terras onde a estação foi instalada.
O bairro é vizinho de Rocha Miranda, Marechal Hermes, Bento Ribeiro, Coelho Neto, Guadalupe e Barros Filho.
Junto com toda a modernização da Linha Auxiliar, a estação ferroviária também ganhou novas plataformas e um novo mezanino no final da década de 1970. A antiga passagem de nível ligando a Rua Américo Rocha com a Estrada João Paulo foi fechada e um projeto de viaduto ligando a Rua Américo Rocha com a Rua Ururaí chegou a ser aprovado. Mas nunca saiu do papel, deixando os moradores do bairro dependentes da Avenida Brasil, em Barros Filho, ou do Viaduto da Avenida dos Italianos, em Rocha Miranda.
Uma das principais medidas que foram tomadas pelos moradores em 2017. Foi a construção de cancelas em muitas ruas do bairro, visando a redução do número de assaltos que já ocorriam na região.
O bairro em si possui 3 favelas, são elas: Favela da Mundial, Proença Rosa, e Favela da Palmeirinha. E fica próximo de algumas outras, como Morro do Jorge Turco, Favela da Barreirinha, Morro do Faz Quem Quer, em Rocha Miranda, Favela do Muquiço em Guadalupe, Favela de Acari e Complexo da Pedreira e Chapadão, em Costa Barros.
Em 2016, com mais uma extenção do Parque Madureira, foi inaugurado o Parque Honório Gurgel, estendendo-o de Rocha Miranda até Guadalupe, o que levou um pouco mais de qualidade de vida e uma opção de lazer e esporte para os moradores de Honório. No entanto, como a população carioca se auto destrói, hoje infelizmente, o conselho é evitar essa parte do Parque Madureira que passa por Honório Gurgel, devido a assaltos constantes nessa região.
Crianças com uniforme escolar caminham na castigada Rua Cajatúba, no ano de 1969.
Panorâmica aérea de 1958, mostrando parte do Rio Acari, que divide os bairros de Barros Filho e Honório, e toda ocupação já desordenada as suas margens.
Próximo a região chamada de Parque São Luís, foi inaugurada em 2012 a Vila Olímpica Felix Mieli Venerando e Clínica da Família Aderson Fernandes.
Na foto o ponto final do conhecido ônibus 362, que faz o percurso de Honório Gurgel até a região chamada Castelo, na Rua Santa Luzia, próximo a Santa Casa de Misericórdia.
Honório Guergel conta com uma escola de samba, a Unidos da Vila Santa Tereza, na esquina da Rua Ururaí com a Rua Liberato Barroso.
Esquina com rua Américo Rocha, na Rua Jurubaíba ocorre a tradicional Feira de Honório Gurgel todos os sábados.
Honório Gurgel conta com algumas igrejas, como a Paróquia Santa Luzia, Capela Nossa Senhora das Graças e Paróquia Santa Teresa de Jesus.
Entre algumas de suas principais ruas está a Rua Ururaí, que liga a estação de Honório até a Avenida dos Italianos e a Estrada João Paulo.
Anitta, que morou ali durante toda a sua infância e juventude. Mencionou o nome do bairro na música "Girl From Rio", lançada em 2021. Além disso, o bairro também foi retratado no livro A vida e o sonho - Memórias afetivas sobre o bairro Honório Gurgel, escrito por Zuleika Sant’Anna.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=87Dg0Wk-U9w
Postado aqui pelo administrador deste blog.
2 comentários:
Muito bom saber um pouco mais sobre o bairro de Honório Gurgel. Parabéns!
Valeuu, Carlos Eduardo!
Que bom que você gostou. Volte sempre.
Muito obrigado!
Postar um comentário