Panorama da cidade do Rio de Janeiro a partir do morro do Castelo; destaque ao fundo do passadiço ligando o Paço Imperial ao convento do Carmo, praça XV. 1848. Litografia de Nicolas Hushar Desmons, conhecido equivocadamente pelos historiadores da arte como Iluchar Desmons.
Nicolas Desmons foi um professor de desenho que chegou ao Brasil em 1840 e se notabilizou pela publicação do álbum Panorama de la Ville de Rio de Janeiro em 1856, composto por 13 grandes vistas da cidade do Rio de Janeiro e que se tornou referência sobre a iconografia carioca.
Nicolas Hushar Desmons era conhecido apenas por seu sobrenome Desmons, conforme impresso nas litografias que produziu.
O artista, nascido na França em 1803, chegou ao porto do Rio de Janeiro em 4 de novembro de 1840, a bordo da barca Rapide - uma antiga embarcação à vela dotada de três mastros e vela quadrangular no mastro à ré -, vinda do Porto do Harvre na França, em viagem que durou 66 dias.
A Polícia da Corte, correspondente à polícia de migração dos dias atuais, assim o descreveu: Nicolas Hushar Desmons, 37 anos, solteiro, litógrafo, cabelos castanhos, olhos azuis.
Na lista de passageiros publicada no Jornal do Commercio é omitido o nome Hushar, publicando-se apenas Nicolas Desmons.
Sabemos hoje, através do atestado de óbito encontrado nos arquivos da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, que o artista faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 4 de setembro de 1864, vítima de uma longa enfermidade associada a uma congestão cerebral.
Era casado, morava à Rua Nova das Laranjeiras n. 9, atual Pereira da Silva, no bairro de mesmo nome, e foi enterrado no cemitério São João Batista.
Até a descoberta deste documento na Santa Casa, alguns autores acreditavam que o artista havia retornado à França - como descrito no livro 'Uma pequena biblioteca particular: subsídios para o estudo da iconografia no Brasil', de Erico João Siriuba Stickel - ou morrido em 1858, como informa Gilberto Ferrez em 'Iconografia do Rio de Janeiro: catálogo Analítico 1530-1890'.
Fonte: REIS, Julio. Nicolas Desmons: revisão historiográfica do artista conhecido até então como “Iluchar Desmons”. 19&20, RJ. Ano 2020.
Pesquisa feita e colocada aqui pelo administrador deste blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário