Uma pesquisa de 2022 revelou que a quantidade de gelo que derreteu na Antártica triplicou durante a última década. O estudo mostra que, entre 2012 e 2017, cerca de 200 bilhões de toneladas de gelo derreteram em média por ano, causando um aumento de quase 0,6 milímetros no nível do mar a cada ano. Além disso, os dados mostram o sexto ano consecutivo em que as temperaturas dos oceanos do mundo superam tudo o que já medimos. No geral, os primeiros 2.000 metros dos nossos oceanos absorveram 14 zettajoules a mais do que em 2020 — uma diferença equivalente a cerca de cinco bombas de Hiroshima por segundo.
O colapso da “Geleira do Apocalipse” e seus efeitos no nível do mar
Este aquecimento está sendo sentido em todos os lugares e tem implicações diretas na frequência, intensidade e extensão de ondas de calor marinhas e outros “pontos quentes” dentro dos oceanos. O derretimento das geleiras, como a “Geleira do Apocalipse”, na Antártida, que pode levar a um aumento catastrófico do nível do mar, é uma consequência direta do aquecimento global.
De acordo com um estudo publicado na revista Nature, cientistas descobriram que, embora a taxa de derretimento da plataforma de gelo sob a Geleira Thwaites, apelidada de “Geleira do Apocalipse”, possa levar centenas ou milhares de anos, a plataforma de gelo pode se desintegrar muito mais cedo, provocando um recuo da geleira que é instável e potencialmente irreversível. Do tamanho do estado da Flórida, parte do que a mantém no lugar é uma plataforma de gelo que se projeta para a superfície do oceano, mas a base segue altamente vulnerável à medida que o oceano esquenta.
Segundo o estudo feito por uma equipe de cientistas americanos e britânicos da International Thwaites Glacier Collaboration, que viajou para a geleira no final de 2019, embora a taxa de derretimento sob grande parte da plataforma de gelo seja mais lenta do que se pensava, rachaduras profundas e formações de “escadas” no gelo estão derretendo muito mais rápido. Isso faz com que a geleira despeje bilhões de toneladas de gelo no oceano todos os anos, contribuindo com cerca de 4% do aumento anual do nível do mar.
O derretimento particularmente rápido ocorre no ponto onde a geleira encontra o fundo do mar, que recuou quase 14 quilômetros desde o final dos anos 1990, expondo uma fatia maior de gelo à água relativamente quente do oceano. O colapso completo da Thwaites poderia levar ao aumento do nível do mar em mais de 70 centímetros, o que seria suficiente para devastar comunidades costeiras em todo o mundo. A “Geleira do Apocalipse” também está agindo como uma represa natural para o gelo circundante na Antártica Ocidental, e os cientistas estimam que o nível global do mar poderia subir cerca de 3 metros se ela entrar em colapso.
Gerando um verdadeiro efeito Borboleta, vale lembrar que a temperatura crescente dos oceanos não só afeta as geleiras e os níveis do mar, mas também impulsiona e alimentas sistemas meteorológicos, criando tempestades e furacões mais poderosos.
Segundo David Rounce, glaciologista da Carnegie Mellon University que não esteve envolvido no estudo, afirmou à CNN que a nova pesquisa oferece “novas percepções sobre a rapidez com que o fundo da plataforma de gelo está derretendo e os mecanismos pelos quais está derretendo, que são muito importantes para melhorando nossa compreensão e capacidade de modelar como a Thwaites mudará no futuro”. Ele complenta, “apesar de ser tão remoto, as consequências do que acontecer com a Thwaites afetarão a todos”.
Imagem Destaque: Ion Mes/Shutterstock
https://inovasocial.com.br/
https://inovasocial.com.br/solucoes-de-impacto/colapso-geleira-do-apocalipse-efeitos-nivel-mar/
Um comentário:
Infelizmente estamos tornando o clima no planeta cada vez mais instável sendo pertinente questionar se haverá reversibilidade a curto e médio prazos, caso haja uma redução das emissões dos gases do efeito estufa. No entanto, os dirigentes mundiais parecem não estar tão preocupados com a situação já que instigam um conflito bélico entre Rússia e Ucrânia que vem enriquecendo a indústria armamentista fazendo de um país o local para testes militares.
Postar um comentário