segunda-feira, novembro 14, 2022

O Antigo Aqueduto de Segóvia


É um aqueduto romano e um dos monumentos antigos mais importantes e mais bem preservados deixados na Península Ibérica pela civilização romana. Como o aqueduto carece de uma inscrição legível, uma delas foi aparentemente localizada no subsolo de sua estrutura. A sua data de construção não pode ser até hoje definitivamente determinada. De modo que a data geral de sua construção foi durante muito tempo um mistério. Embora acredita-se que ele tenha sido construído durante o século I d.C. No reinado dos imperadores Domiciano, Nerva e Trajano.

Os primórdios de Segóvia também não são definitivamente conhecidos. O povo Arevaci foi conhecido por ter povoado a área antes dela ser conquistada pelos romanos. As tropas romanas que foram enviadas para controlar a área foram ficando para trás e acabaram se estabelecendo no local. De modo que toda essa área acabou ficando sob a jurisdição do Tribunal Provincial Romano (latim: conventus iuridici) cuja sede estava localizada em Clunia.

Esse aqueduto é o mais importante marco arquitetônico e turístico da cidade. Ele foi mantido em funcionamento ao longo de todos esses séculos e preservado em excelentes condições. Chegando a fornecer água para a Segóvia até meados do século XIX.

Fonte de consulta: sacaessahistoria (Instagram)

Nenhum comentário: