Por esse belo registro de fotos, vemos a Casa do Sal em Santa Cruz sendo devidamente restaurada como era nos seus mais de 200 anos de história.
A casa que é uma das mais antigas do Brasil Independente, com o passar dos anos, não recebeu nenhuma forma de ajuda para sua restauração, por parte das prefeituras passadas. Tendo em vista esse motivo, essa tarefa vem sendo feita aos poucos, por seu atual dono.
Segundo pesquisas: - Benedicto de Freitas, em seus livros, escritos entre 1958 e 1977, não menciona em nenhum momento que esse casarão poderia ter sido a Casa do Sal ou que ele tenha sido utilizado pelo Matadouro de Santa Cruz.
Segundo ele, em 1816, o Superintendente da Fazenda era o Visconde do Rio Seco. De modo que nenhum outro historiador cita a presença do Conde dos Arcos em Santa Cruz. Nem mesmo o próprio Couto Reis. Foi somente ele, Benedicto de Freitas, quem de fato fez uma pesquisa mais séria, levantando todos os documentos existentes no Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, etc.
Sobre a Casa do Sal, ter servido ao Matadouro de Santa Cruz, vale ressaltar que ela ficava distante quase 3 km da sede do Matadouro. Era lá que ficavam o escritório, os depósitos e as casas de abate. De modo que essa informação não tem nenhuma veracidade. O que mostra como é importante checar todas as fontes, consultando toda a cartografia existente naquela época".
Fotos de Julie Carmo.
Pesquisa feita por Adinalzir Pereira e Sinvaldo N. Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário