quinta-feira, dezembro 02, 2021

A Praia da Brisa e a Enseada das Garças


Localidade pertencente ao bairro de Guaratiba conhecida como Praia da Brisa, já foi no passado, alvo da especulação imobiliária e consequente modificação do espaço pela iniciativa privada. Hoje retomado pelo Manguezal, esta porção do litoral de Guaratiba apresenta uma aprazível orla com quiosques, ciclovia, faixa de areia artificial e uma clima fresco e agradável.




No passado, a região era na verdade um trecho contínuo de Manguezal, onde muitos pescadores aproveitavam para lançar suas redes e capturar muitos Paratis, peixe típico da região. Entre as décadas de 70 e 80, a área de Manguezal foi retirada, dando lugar a uma faixa de areia permitindo aos frequentadores o acesso ao banho de mar, por isso no passado, a praia da Brisa também era chamada de praia do aterro. Assim foi dado o pontapé para a criação de um condomínio voltado para a classe média alta que iria aliar o banho de mar, a tranquilidade da região e o novo projeto de moradia considerado um novo espaço elitizado da região. O empreendimento seria contemplado até mesmo com cais privado para as embarcações de seus nobres proprietários.




No entanto a degradação ambiental sofrida pela baía de Sepetiba, já sinalizava na década de 80 uma triste sina para a região: a poluição de suas águas e a ausência do poder público. Diante disso, o Projeto da Enseada das Garças considerado na época inédito e muito aguardado, ficou no papel, mas ainda assim observamos na região da Praia da Brisa um certo planejamento urbano, diversas potencialidades urbanas e naturais que evidenciam a necessidade de atenção e projetos para a região, onde não fosse o descaso com a Baía, certamente seria mais uma área de Guaratiba de elevados potenciais.

Por Paulo Jorge Neves.

3 comentários:

Honorato Miguel disse...

A Praia da Brisa ainda tem muitos mistérios e muita história para contar.

Adinalzir disse...

Essa é uma grande verdade!
Prezado Honorato Miguel.

Anônimo disse...

Frequentei a 60 anos e antes da especulação imobiliária na década de 70 o local era chamado de praia do Oza, meu pai tinha casa em Sepetiba e íamos fazer pesca de arrastão e tarrafa.