sábado, outubro 30, 2021

Onça parda volta a povoar as florestas da Zona Oeste Carioca


Vestígios reunidos desde 2007 por pesquisadores confirmaram a presença de onças pardas em áreas de preservação ambiental na zona oeste do Rio de Janeiro. A descoberta ganhou forma quando, no ano passado, câmeras de segurança do Sítio Burle Marx, em Barra de Guaratiba, flagraram o felino durante a madrugada.

Com base nesses achados, o grupo publicou um artigo científico neste mês na revista Check List, em que destaca que esse é o primeiro registro comprovado do animal na capital fluminense em cerca de 80 anos. A espécie chegou a ser considerada extinta na lista municipal de fauna e flora ameaçada.

Também conhecida como suçuarana, a Puma concolor circula no Parque Estadual da Pedra Branca, no Parque Municipal do Mendanha e na Reserva Biológica de Guaratiba, segundo o biólogo e professor da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Jorge Pontes, um dos responsáveis pelo artigo. Já havia registro desses animais em outras partes do Grande Rio, como em Magé, Tinguá e Itaboraí, e uma das possibilidades é que eles podem ter partido das bordas da região metropolitana para retornar aos resquícios de Mata Atlântica na capital.

"A importância é que é um animal do topo de cadeia alimentar, e que é mais exigente. Se ele sobrevive no Rio, pode ser indício não só da adaptação dele a áreas periurbanas e urbanas, mas também de que tem lugar para ele se refugiar. Isso vai ter que fazer com que os órgãos públicos pensem em políticas para a fauna", afirma o pesquisador, que destaca a importância de preservar corredores entre essas grandes áreas de preservação, como a Floresta do Camboatá, que fica entre os maciços do Mendanha e Pedra Branca.

REFERÊNCIAS

https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/pesquisadores-confirmam-presenca-de-onca-parda-na-zona-oeste-do-rio-23102021?amp

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/apos-85-anos-sendo-considerada-extinta-onca-parda-volta-habitar-rj.phtml#.YVig08JDFL4.whatsapp

https://biologo.com.br/bio/a-volta-da-onca-parda/

https://www.instagram.com/geografiasmemoraveis/

4 comentários:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Essa volta da onça nas florestas em regeneração do RJ certamente deve ter o dedo do IBAMA, embora seja fruto também da bem sucedida ampliação da cobertura vegetal da Mata Atlântica, muito embora a Amazônia e o Cerrado estejam sendo devastados. EM todo caso, preocupo-me com o bem estar desses animais que poderão ser atacados por um bicho muito mais perigoso que é o homem

Adinalzir disse...

Verdade meu amigo Rodrigo
Infelizmente vivemos sob o jugo de políticas insanas praticadas por nossos políticos. Como consequência disso quem mais sofre é a população marginalizada e sem recursos. Tendo em vista que ela mesma não é capaz de assimilar o quanto é importante a preservação das florestas e dos animais que nelas vivem. Isso é um fato cruel.

PROF. MIRIAN disse...

https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/flamingos-pavoes-e-ate-puma-estao-circulando-por-grandes-cidades/amp/

Seria possível que esse evento tenha sido em consequência do look down, durante a pandemia ? Não sou especialista em questões ambientais, mas leio muito sobre diferentes temas, é esse é um deles.

Adinalzir disse...

Creio que sim, Prof. Mirian
Em questões ambientais tudo é possível.