domingo, outubro 24, 2021

A capela original de Nossa Senhora do Desterro

Ilustração: Benevenuto Rovere Neto

Acima encontra-se uma Ilustração, feita com base nas informações do inventário de Monsenhor Pizarro, da capela original de Nossa Senhora do Desterro, em terras que atualmente seria o bairro de Bangu, a mesma que deu origem à Freguesia de Nossa Senhora do Desterro de Campo Grande, e que, mais tarde, seria "transferida" para o atual local, no centro do bairro de Campo Grande. 

Com relação à transferência, algumas pesquisas citam que antes da criação do atual templo, em 1808, a capela/Freguesia teria ficado temporariamente em outros locais, como em Nossa Senhora da Conceição do Lameirão, mantendo o "Santíssimo Sacramento", consequentemente recebendo funções de matriz e Freguesia até o templo ficar pronto. Esse fato também teria uma suposta ligação com o nome do bairro Santíssimo, passando a designar de Santíssimo toda a região situada entre Bangu e Campo Grande.

Outro possível local temporário de Nossa Senhora do Desterro foi na Fazenda dos Coqueiros, no ano de 1737.

O fato é que a atual matriz do bairro de Campo Grande e que deu origem à Freguesia de Nossa Senhora do Desterro de Campo Grande nasceu em terras que hoje correspondem ao bairro de Bangu.

Abaixo, uma descrição do fato presente na página de um livro de 1723 que aborda a "Milagrosa imagem de Nossa Senhora do Desterro do bairro de Campo Grande"

"A Paróquia do Campo Grande,  que fica nos limites da cidade do Rio de Janeiro, é dedicada a soberana Rainha dos Anjos, com o título de Nossa Senhora do Desterro. Tem esta Freguesia Vigário apresentado, e pago pelo rei, e a estas igrejas se chamam de Vigararias. Esta da Senhora do Desterro foi fundada e dedicada a Virgem Nossa Senhora nos seus princípios pelo Capitão Manoel de Barcellos Domingues, um dos primeiros conquistadores daquela capitania do Rio, debaixo do título do Desterro, e ele foi o que mandou fazer aquela Santíssima imagem da Senhora, e foi também o que colocou, e como era homem honrado e rico faria esta colocação com grande festa..."

Trecho extraído do livro Fazenda Bangu: a joia do Sertão Carioca. Pag. 133.

A tal capela descrita foi erguida na Fazenda Bangu, no ano de 1673 e elevada à Freguesia no ano de 1757, sendo "deslocada" mais tarde para o atual local, como já mencionado, devido a problemas de estrutura e desgastes do templo da capela original. E uma das ruas de Campo Grande recebe o nome daquele que foi o responsável pelo surgimento de toda essa história: Barcelos Domingos (Domingues).

Fonte consultada e imagem: Fazenda Bangu: a joia do Sertão Carioca. Paulo Vitor Braga da Silva, Benevenuto Rovere Neto. Rio de Janeiro, RJ: Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos, 2020.

Texto e pesquisa de Carlos Eduardo de Souza.

Nenhum comentário: