É considerado o maior estudioso da presença flamenga no Brasil. Formado em Direito e ex-discípulo de Gilberto Freyre, chegou a estudar holandês para melhor manusear os documentos escritos nessa língua, tendo realizado pesquisas na Holanda, Portugal, França e outros países. Historiador, escreveu mais de 30 livros e presidiu o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.
Publicou, em 1947, quando tinha apenas 31 anos, um livro seminal sobre a invasão holandesa em Pernambuco, "Tempo dos Flamengos", referência obrigatória sobre o tema. Mais tarde, fez um alentado estudo sobre a principal colônia de judeus na América do Sul, que ficava no Recife nos tempos de Maurício de Nassau. Motivo: os holandeses, que não eram católicos, não tinham Inquisição. Seu nome integra o panteão dos grandes vultos de Pernambuco.
TÍTULOS
TESTAMENTO DO GENERAL FRANCISCO BARRETO DE MENEZES / A CARTOGRAFIA HOLANDESA NO RECIFE / A RENDIÇÃO DOS HOLANDESES NO RECIFE (1654)
http://editora.cepe.com.br/livro/testamento-do-general-francisco-barreto-de-menezes---a-cartografia-holandesa-no-recife---a-rendicao-dos-holandeses-no-recife--1654-
Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego
2 comentários:
Esse foi um grande Historiador!
Parabéns pela postagem!
Prezado Gilberto Pereira do Nascimento
Fico muito grato pelo comentário.
Um grande abraço e volte sempre!
Postar um comentário