domingo, dezembro 13, 2020

A Rainha do Café, os Finlandeses e Fazenda Penedo - RJ

 

O Casarão Penedo é a sede da antiga Fazenda Penedo, uma fazenda do ciclo do café erguida em 1836 por Maria Benedita Gonçalves conhecida no Vale do Paraíba como “A Rainha do Café”. Mulher que apesar de analfabeta era proprietária de várias fazendas de café nesta região, possuía grande influência, era amante da cultura e organizadora de grandes eventos.

O local do Casarão Penedo foi escolhido pela proximidade ao Pico do Penedo (que deu o nome à fazenda), ao bom curso d’ água que passa nos fundos do Casarão (o rio das Pedras), pelas terras férteis, e principalmente por uma vista deslumbrante.

O Casarão Penedo encontra-se no sopé da majestosa Serra da Mantiqueira, com vista para o vale do Paraíba. Neste cenário é possível fazer uma viajem no tempo e imaginar as belas comemorações que aconteceram aqui. Por incrível que pareça, Maria Benedita Gonçalves possuía uma orquestra formadas por negros escravos que aprenderam a ler partituras com professores vindos da Europa. Supõem-se que muitos destes negros desceram para o Rio de Janeiro após a abolição da escravatura e lá deram início as escolas de samba que conhecemos atualmente.

Por volta de 1900 a cafeicultura mudou-se para os Estados de São Paulo e Minas Gerais e o Casarão Penedo torna-se propriedade do Mosteiro de São Bento. Aqui, os Monges Beneditinos faziam os seus retiros espirituais. Este período não está bem documentado mas, podemos ter certeza de que os monges apreciavam a tranquilidade e a beleza natural do Casarão e seus arredores.

Em 1929, começou uma época completamente nova no Casarão. Um pequeno grupo de imigrantes finlandeses liderado por Toivo  Uuskallio, estava a procura de terras para fundar uma colônia utópica onde pudessem plantar, colher e viver uma vida saudável e próxima à natureza. Este grupo apaixonou-se por Penedo e, com um  grupo inicial de aproximadamente cem  finlandeses adquiriu toda a propriedade e se estabeleceu no Casarão.

Maria Benedita Gonçalves conhecida no Vale do Paraíba como “A Rainha do Café.

Os imigrantes finlandeses possuíam as mais diversas habilidades que iam desde o cultivo da terra às artes. O Casarão Penedo tornou-se mais uma vez um lugar repleto beleza natural, atividades culturais e muitas festas. Muitos casamentos foram realizados aqui, o primeiro já em 1929. A primeira sauna do Brasil foi construída no fundo do Casarão às margens do Rio das Pedras e as tradições finlandesas começaram a se enraizar em Penedo.

Os finlandeses amavam a beleza tropical e começaram a transformar as terras empobrecidas pelo longo período do cultivo do café em grandes áreas arborizadas e belos jardins. Todo este exotismo e beleza criados pelos finlandeses deram início ao turismo que podemos apreciar  ainda hoje.

Na década de 40 os finlandeses venderam parte da Fazenda Penedo que passou a ser propriedade da Geigy do Brasil (atual Novartis). Neste período, durante a Segunda Guerra Mundial, o Casarão Penedo abrigou famílias que fugiam do totalitarismo na Europa. Uma pequena fábrica de plantas medicinais foi criada em Penedo, que empregava os refugiados e muitos dos imigrantes finlandeses.

Nos anos 50, o Casarão continuou a funcionar com um elegante hotel. Hóspedes do Rio de Janeiro e de São Paulo passaram a descansar e desfrutar dos banhos no Rio das Pedras e da então exótica sauna. Os finlandeses de Penedo eram conhecidos como excelentes massagistas.  Seus costumes, culinária , danças e músicas foram as principais atrações.

Entre 1950 e 2000, o Casarão passou por vários proprietários brasileiros, sendo que cada um a sua maneira respeitava-o como um patrimônio de Penedo. Em 2010 o Casarão Penedo volta a ser propriedade finlandesa. A família Viitaniemi-Peltola, que também faz parte dos imigrantes de Penedo, está devolvendo ao Casarão a sua beleza e alegria original com muito esforço e dedicação. Hoje, o Casarão está aberto novamente para todos que quiserem comemorar um momento importante repleto de história e beleza.

Texto e fotos antigas retirados do site: casaraopenedo.com.br

Fotos recentes de autoria de Hugo Delfim.

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

5 comentários:

Zeghy disse...

Muito interessante!Toda a região de Penedo e Visconde de Mauá, que já requentei muito no passado, teve influência finlandesa e quase toda pousada tinha uma sauna. Porém, desconhecia a história desse casarão.
Obrigado

Adinalzir disse...

Prezado Zeghy
Fico muito feliz que você gostou da postagem. Agradeço também pelo seu comentário. Forte abraço e volte sempre!

Leonardo Conejero Martins disse...

De estrangeiros,foram só os filandeses?

Adinalzir disse...

Prezado Leonardo Conejero Martins. Sim, foram só os finlandeses. Agradeço pela visita e comentário. Volte sempre!

Unknown disse...

O casarão ainda funciona como um hotel,como faz para visitar,tem como ir de ônibus?