"Após a Restauração da Independência de Portugal em 1640, com D. João IV, se verifica um grande impulso na devoção à Senhora da Conceição, por todo o país.
Somente em 1646 é que o Rei D. João IV decidiu consagrar o país a Nossa Senhora da Conceição. Desde a eleição da Padroeira, os Reis de Portugal nunca mais colocaram a coroa na cabeça, pois ela pertence à Nossa Senhora da Conceição.
Além de Rainha, Nossa Senhora da Conceição é também a Padroeira de Portugal e do Brasil desde 1646.
No Brasil essa devoção foi difundida pelos franciscanos, de norte a sul. São muitos os exemplares de Nossa Senhora da Conceição remanescentes do período da Coroa portuguesa encontráveis tanto em igrejas quanto em museus das terras brasileiras.
Um caso singular é o da imagem da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição "Aparecida". Na verdade, trata-se de um exemplar em barro cozido de uma Nossa Senhora da Conceição ( que recebeu o codinome de “Aparecida”) que, em 1717, teria sido localizada em duas partes (cabeça e corpo) pelos pescadores João Alves, Domingos Martins Garcia e Felipe Pedroso, durante suas atividades de pesca no Rio Paraíba do Sul.
Fonte: Nossa Senhora da Conceição "Aparecida": Notas, Fontes e Estudos de Iconografia, Simbólica e História Sagrada. Por Loryel Rocha.
Compartilhado de A Terra de Santa Cruz
Veja também: Um "milagre" de Nossa Senhora Aparecida em Campo Grande
Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego
2 comentários:
Duas santas muito veneradas na nossa história.
Parabéns pela postagem!
Prezado Carlos Nepomuceno
Fico muito grato pela visita e comentário.
Volte sempre a este blog!
Postar um comentário