domingo, outubro 11, 2020

Famílias de índios do Brasil numa ilustração de Nishikawa Joken - 1720



Baseado em relatos de jesuítas e católicos japoneses e chineses que haviam sido expulsos do Japão décadas antes, Nishikawa descreveu a Geografia e a História do Brasil sob a ótica dos Japoneses: 

“O Brasil é um País quente que fica na porção leste da América do Sul. Lá existe o Maior Rio do Oceano Atlântico, o Amazonas. Anteriormente os Brasileiros eram um povo sem moral, consideravam matar, comer e assar pessoas, mas agora que pessoas de Portugal e outros países atlânticos vem com frequência para comercializar, eles aprenderam aos poucos a moral, e dizem que eles não comem mais pessoas.”

Para Nishikawa a transformação dos índios do Brasil em civilizados não viria da conversão ao cristianismo, (que no Japão era proibido de ser mencionado em livros) mas do contato comercial com os europeus.

Originalmente postado na página A Terra de Santa Cruz

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

4 comentários:

Unidos pelo Patrimônio Piripiriense disse...

Ainda hoje pagamos o preço pelo fanatismo religioso e um sistema que não dá certo em países subdesenvolvidos. Essa perspectiva os países de primeiro muito desconhece

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Fato é que a moral, diferente da ética, é algo cultural, capaz de modificar-se no tempo e no espaço. É um padrão de conduta de caráter externo. Já a ética, numa explicação pouco profunda, seria a aplicação de valores de verdade e justiça em sintonia com a consciência

Adinalzir disse...

Unidos pelo Patrimônio Piripiriense
Fico muito honrado pela visita e comentário.
Forte abraço a todos vocês!

Adinalzir disse...

Prezado Rodrigo Phanardzis
Muito obrigado pela visita e comentário.
Sua presença aqui é sempre muito importante!