quinta-feira, outubro 17, 2019

A Mesa do Imperador



Dia desses, falamos, neste espaço, sobre a sucessão de crises que levou ao fim do Primeiro Império. Desgastado e fortemente rejeitado pelos brasileiros, restou a D.Pedro I abdicar do trono em favor de seu filho, o Infante D.Pedro de Alcântara, então um garoto louro de 5 aninhos. 

Pois bem - como uma história leva a outra, o Passeador ficou sabendo que a mesa em que S.M. Imperial Pedro I assinou o documento em que abria mão da Coroa brasileira, a 7 de abril de 1831, está - vejam só! -, aqui no Rio. 

A preciosa peça é esta mesinha baixa, redonda e decorada com uma bela gravura, que faz parte do acervo do Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty. Uma raridade ligada à história do Brasil e que, por pouco, não se perdeu. 

Originalmente guardada no Palácio Imperial de Santa Cruz, a mesa e uma pá de móveis e objetos que guarneciam a residência rural da Família Real acabaram leiloados. 

Por um desses (felizes) descaminhos do destino, a Mesa da Abdicação acabou sendo doada ao Itamaraty. Agora, ela está à disposição para visitas de todos nós, brasileiros. É bem verdade que a monarquia caiu há 130 anos, mas bem que o Passeador se sentiu um súdito de D.Pedro I ao tocar na mesa do imperador!

Originalmente postado em O Passeador Carioca

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

Nenhum comentário: