segunda-feira, novembro 12, 2018

Conhecendo o sub-bairro Jardim Palmares: Rio de Janeiro - RJ


Mapa do Jardim Palmares

Dados Históricos

O Conjunto Residencial Jardim Palmares, foi iniciado em 17/10/1966 pelo Instituto de Previdência do Estado da Guanabara (IPEG) e inaugurado em 28/10/1967 pelo Governador do Estado, Embaixador Francisco Negrão de Lima.

O projeto foi iniciado no fim do Governo de Carlos Lacerda para atender aos Funcionários Públicos de baixa renda e os Ex Combatentes da Segunda Guerra Mundial, popularmente conhecidos como "os pracinhas". Posteriormente, já no governo de Francisco Negrão Lima, utilizando os espaços vazios disponíveis, ou seja, as sobras do terreno, foram construídas casas para pensionistas do Estado, casas essas que são rotuladas até hoje como "casas de viúva", com seus modelos padronizados. Em 1970 foi inaugurada a Associação de Moradores, onde anteriormente funcionou a primeira Escola.

Localizado na Zona Oeste do Estado do Rio de Janeiro no Bairro de Paciência, o Conjunto Residencial Jardim Palmares recebeu esse nome, devido a grande quantidade de palmeiras que existiam no local. 

Devido ao crescimento populacional e as segregações, o que era antes apenas um Conjunto Residencial, hoje é considerado um sub-bairro.

As ruas no início eram localizadas por letras, exemplos: Avenida A, Rua B, Rua C, etc... Posteriormente em homenagem aos ex-combatentes da Guerra de Gana, as ruas receberam os seus nomes. Exemplos: Rua Soldado Elias de Sousa, Rua Cabo Saulo de Vasconcelos, Rua Sargento Geraldo Berti, etc.

A princípio, durante o processo de ocupação, a população na sua maioria era de meia idade, porém, hoje considerando todas as comunidades que se segregaram a partir do projeto inicial ao longo dos anos, há um número crescente de crianças e adolescentes. Atualmente, a estimativa de habitantes, somando-se as demais comunidades, é de aproximadamente 30.000 pessoas.


Em relação aos equipamentos urbanos o bairro conta com 01 (um) Posto de Saúde, 01(uma) Clínica da Família, 01 (uma) Escola Municipal (Ciep Major Manoel Gomes Archer) que atende as crianças da Educação Infantil e Elementar, 01 (uma) Escola Municipal (IPEG) que atende alunos do ensino fundamental, 01 (uma) creche, 02 (duas) praças e algumas escolas particulares.


Inicialmente os padrões do processo de urbanização, como saneamento básico, equipamentos urbanos atendia satisfatóriamente aos moradores. Porém, devido ao crescimento demográfico os equipamentos urbanos não dão conta de atender a demanda, principalmente no que diz respeito quanto ao número de vagas na creche, saúde e a ausência de escola do ensino médio, o que leva os adolescentes a se locomoverem para outros bairros. Um outro elemento que conta muito é a falta de infra-estrutura e saneamento básico das comunidades que vão "surgindo", como por exemplo, Linha de Austin, Jardim Gramado, etc, aonde o direito a moradia resume-se a um "pedaço de chão", que está muito longe do modelo da política habitacional, pois, não são considerados aspectos essenciais para uma vida saudável​, tais como: saúde, educação, lazer, cultura, esporte e etc.

Outro fator que contribuiu para o crescimento populacional do bairro foi o surgimento de vários condomínios residenciais ao longo dos últimos anos, tais como: Rio Vida Residencial Clube 1, Condomínio Park Royal, Condomínio Park Imperial, Condomínio Residencial Toledo, Condomínio Sevilha Jardim Palmares, Condominio Zaragosa, entre outros.

Fonte: Escola Municipal IPEG
Acervo Fotográfico Rio Previdência

Postagem neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

8 comentários:

MAGÍLICA disse...

Professor, muito sobre o Rio de Janeiro eu fiquei conhecendo pelo seu blog.
Pretendo voltar a escrever um outro livro e ler matérias como essa...só me motivam.

Obrigado!
Abraço.

Adinalzir disse...

Prezado Marcos Costa
Sua imaginação com a Magílica junto com sua filha. Ajudaram a trazer para mim um mundo mágico... O que me deu ainda mais motivação para escrever.
Por isso eu também lhe agradeço!
Grande abraço.

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Boa tarde, meu amigo. Refletindo sobre como se deu o crescimento urbanístico do Rio, podemos compreender o quanto a cidade carece de uma boa gestão que, através de um plano de metas com continuidade, possa melhorar e valorizar todas essas áreas habitadas.

Carlos Eduardo de Souza disse...

Excelente matéria. Particularmente, gosto muito de saber a história dos sub-bairros, já que pouco temos acesso às curiosidades sobre esses locais. Um abraço.

Adinalzir disse...

Prezado Rodrigo Phanardzis

Boa tarde. Infelizmente bons planos de metas para as nossas cidades estão sendo muito difíceis de serem pensados hoje em dia. Nossos políticos deixam muito a desejar.

Um abraço e grato pela visita!


Adinalzir disse...

Caríssimo Carlos Eduardo de Souza

Sempre fico muito contente com sua visita e interesse pelos meus textos.

Um forte abraço e volte sempre!

Fabiano Barros disse...

Ótimo texto professor, obrigado! Fiquei curioso com esse trecho: "Posteriormente em homenagem aos ex-combatentes da Guerra de Gana, as ruas receberam os seus nomes." Procurei sobre participação brasileira na guerra de gana, mas não encontrei, o senhor poderia comentar mais sobre isso, por favor?

Luis Carlos Reis disse...

Excelente contribuição para o resgate da memória histórica de Jardim Palmares, além do ótimo texto. Meu pai viveu nos "Palmares" como também se falava nos anos 1940. Morou no sítio do Chicão/Chiquinho. Ótimo ano de 2022 para todos com esperanças renovadas.