Pac para a preservação.
Programa de Aceleração do Crescimento vai destinar R$ 150 milhões por ano para projetos de conservação do patrimônio histórico em 124 cidades.
http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/pac_para_a_preservacao.htmlPrograma de Aceleração do Crescimento vai destinar R$ 150 milhões por ano para projetos de conservação do patrimônio histórico em 124 cidades.
As novas jóias da humanidade.
Unesco inclui 13 novos sítios na Lista do Patrimônio Mundial. Burkina Fasso, Quirguistão e Cabo Verde aparecem pela primeira vez na relação.
http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/as_joias_da_humanidade.html Unesco inclui 13 novos sítios na Lista do Patrimônio Mundial. Burkina Fasso, Quirguistão e Cabo Verde aparecem pela primeira vez na relação.
Quando a história vira uma arma do Nacionalismo.
Marcelo Cândido da Silva, professor de história medieval da USP alerta para os riscos de buscar uma base étnica ancestral para as nações modernas. Levada ao extremo pelos nazistas, a prática foi usada para justificar as teses da superioridade racial.A história subterrânea das metrópoles.
Exposição retrata transformações em grandes cidades do mundo que acontecem à margem da lógica do poder e da produção.
http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/transformacoes_urbanas_em_perspectivas.html Exposição retrata transformações em grandes cidades do mundo que acontecem à margem da lógica do poder e da produção.
O nascimento da lenda do rei Artur.
Biblioteca Nacional da França inaugura exposição sobre as origens de um dos mitos mais poderosos da história mundial.
http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/o_nascimento_da_lenda_do_rei_artur.htmlBiblioteca Nacional da França inaugura exposição sobre as origens de um dos mitos mais poderosos da história mundial.
Um maluco no poder.
Que o terceiro imperador romano tenha sido um sanguinário, ninguém duvida. Suas famosas crises de epilepsia, porém, explicam pouco ou nada desse perfil. Para conhecê-lo, é preciso falar de suas origens familiares e do ambiente depravado que o cercava.
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/um_maluco_no_poder.html Que o terceiro imperador romano tenha sido um sanguinário, ninguém duvida. Suas famosas crises de epilepsia, porém, explicam pouco ou nada desse perfil. Para conhecê-lo, é preciso falar de suas origens familiares e do ambiente depravado que o cercava.
A face civil da ditadura militar.
Documentário conta a vida do empresário dinamarquês Henning Albert Boilesen, que nos anos 60 financiou e apoiou politicamente a Operação Bandeirante. http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/a_face_civil_da_ditadura_militar.html A República dos meus sonhos.
Alguns setores apostaram em suas utopias, outros, mais pragmáticos, agiram movidos por interesses bem objetivos, apenas emoldurados por um discurso. http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/a_republica_dos_meus_sonhos.html Multimídia.
De Onde Veio - Conheça a história do Livro.
http://www2.uol.com.br/historiaviva/multimidia/de_onde_veio.htmlDe Onde Veio - Conheça a história do Livro.
Lévi-Strauss, pioneiro da USP.
Os intelectuais brasileiros acabam de perder um de seus maiores mestres. Claude Lévi-Strauss, falecido no dia 03 de novembro, fez parte do grupo de professores franceses que em 1934 desembarcou no Brasil para organizar os cursos de ciências humanas daquela que se tornaria a mais importante universidade do país.
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/levi-strauss_professor_da_usp.htmlOs intelectuais brasileiros acabam de perder um de seus maiores mestres. Claude Lévi-Strauss, falecido no dia 03 de novembro, fez parte do grupo de professores franceses que em 1934 desembarcou no Brasil para organizar os cursos de ciências humanas daquela que se tornaria a mais importante universidade do país.
Caio Prado, um intelectual eterno.
Biblioteca Nacional lança versão virtual da exposição sobre a vida e a obra de um dos maiores intelectuais brasileiros.
http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/caio_prado_um_intelectual_eterno.htmlBiblioteca Nacional lança versão virtual da exposição sobre a vida e a obra de um dos maiores intelectuais brasileiros.
A Enciclopédia, recenseamento do saber.
No século XVIII, Diderot e D’Alembert organizaram a primeira obra que colocava ao alcance dos leitores o conjunto dos conhecimentos filosóficos e científicos disponíveis na época. Era o início de uma revolução intelectual.
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/a_enciclopedia_recenseamento_do_saber.html
No século XVIII, Diderot e D’Alembert organizaram a primeira obra que colocava ao alcance dos leitores o conjunto dos conhecimentos filosóficos e científicos disponíveis na época. Era o início de uma revolução intelectual.
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/a_enciclopedia_recenseamento_do_saber.html
Em busca dos endereços esquecidos.
Historiador americano quer identificar lugares que foram palco de importantes acontecimentos históricos e acabaram relegados ao esquecimento. http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/em_busca_dos_enderecos_esquecidos.html
Não havia higiene na Idade Média?
Os homens cheiravam mal e não trocavam de roupa, e os camponeses viviam com animais. Não existiam banhos, mesmo porque lavar-se não era coisa bem vista. Certo? Errado!
http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/nao_havia_higiene_na_idade_media_.htmlOs homens cheiravam mal e não trocavam de roupa, e os camponeses viviam com animais. Não existiam banhos, mesmo porque lavar-se não era coisa bem vista. Certo? Errado!
Comentário: Agradeço a Fernanda Figueiredo pelo envio dos links. Com certeza, eles serão muito úteis para todos os pesquisadores interessados.
.
6 comentários:
Obrigado pelas dicas!
Valeu, Thiago Miota! Volte sempre que precisar.
Abraços, :-)
olá, meu querido .
Sobre tudo que vc indica, vale a pena.Adorei sobre o mal cheiro da idade média...rsrsrsrsrsr.
Tenha um bom final de semana.
Oi, Rose!
Agradeço de coração o seu comentário e a sua visita. Volte sempre que precisar.
Abraços e um bom fim de semana!
Oi, Professor!
Sou eu, a Carol. Adorei os links. Achei muito interessante aquele da sujeira na Idade Média. Seu blog tá show.
Beijocas, :-D
Oi, Carolzinha
Você como sempre, é a minha aluna mais assídua neste espaço. Valeu pela visita e comentários.
Beijos, :-)
Postar um comentário