quinta-feira, julho 04, 2024

Fazenda histórica de Inhoaíba passa a ser novo gabinete de Eduardo Paes na Zona Oeste

O antigo casarão da Fazenda Inhoaíba passa a ser o Palácio Oeste, inaugurado nesta quarta-feira (03/07). Localizado no terreno do futuro Parque Oeste, promete ser o terceiro maior espaço de lazer da cidade

No coração da Zona Oeste do Rio, o quase centenário casarão da antiga Fazenda Inhoaíba passou por uma impressionante transformação para se tornar o Palácio Oeste, a mais nova “filial administrativa” da Prefeitura do Rio. Localizado dentro do futuro Parque Oeste, o casarão agora revitalizado passa a ser endereço rotineiro do prefeito Eduardo Paes, que vai despachar periodicamente do local. O espaço foi inaugurado nesta quarta-feira (03/07) e tem 1.500 metros quadrados.

A história da fazenda marca à generosidade de Anna Gonzaga, antiga proprietária das terras, uma mulher marcada por inúmeras tragédias familiares. Após perder sua mãe aos 18 meses, seguida pelo morte de seu pai e outros entes queridos, Anna assumiu a responsabilidade pelas fazendas de Inhoaíba e Lameirão Pequeno. Em 1930, em um gesto bondoso, doou parte de suas terras para a construção de um orfanato e uma Casa de Oração. Inaugurada em 1932, o Instituto Metodista Anna Gonzaga funcionou até 2022. Ano passado, a Prefeitura do Rio adquiriu o terreno da fazenda.

O casarão passou por um extenso processo de restauração. Telhados foram completamente renovados, a fachada recebeu uma nova pintura e foram instaladas modernas redes elétricas e hidrossanitárias. A climatização e a acessibilidade foram priorizadas, preparando o espaço para suas novas funções como sede administrativa municipal. O prédio se junta ao Palácio Rio450, em Oswaldo Cruz e ao Palácio Realengo como uma das sedes administrativas do município.

“No meu primeiro governo, pegamos uma casa no subúrbio, em Oswaldo Cruz, e comecei a despachar toda sexta-feira de lá. Por que esse esforço? Porque a pressão no dia a dia na Prefeitura é natural. Eu fico no roteiro tradicional, casa oficial do prefeito para o Centro. Nos fins de semana busco rodar pela cidade toda. Mas é impossível ver tudo. Então, ali foi uma iniciativa de priorizar o subúrbio. No Parque Realengo tinha uma casa antiga que valia ser preservada, então também passei a despachar de lá uma vez por semana. Estar aqui é a possibilidade de olhar com mais atenção para uma área que é mais da metade do território da cidade. Uma área que priorizo porque a Zona Oeste é o local que mais precisa de investimentos. Passarei a despachar desse palácio uma vez por semana” afirmou o prefeito.

Parque Oeste

Localizado na Avenida Cesário de Melo, o Palácio Oeste será o centro administrativo de uma área em enorme crescimento. A região é uma das mais populosas da cidade, com cerca de 500 mil habitantes ao redor do espaço de lazer. Integrado ao futuro Parque Oeste, que abrigará uma piscina olímpica de 50 metros, o local está projetado para receber até 200 mil visitantes, sendo o terceiro maior parque da cidade, perdendo apenas para o Aterro do Flamengo e a Quinta da Boa Vista.

Texto de Victor Serra

http://diariodorio.com

Jornalista carioca, apaixonado pelas ruas do Rio. Do subúrbio, do samba, da cultura popular e do audiovisual.

14 comentários:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Excelente iniciativa! Muito bom ver o Rio voltando a dar certo. Valeu a pena o carioca ter se livrado do Crivella!

Anônimo disse...

.muito bom, que Deus possa abençoar o sr.Prefeito e família

Anônimo disse...

Quero ver a presença dele quando a eleição passar. Se for eleito é lógico.

Anônimo disse...

Infelizmente temos ainda , indivíduos de espírito tacanhos , que provocam danos tamanhos . No recém inaugurado Parque de Realengo , e em menos de 1 mês , já provocaram danos nas instalações do parque . Nem a presença da Guarda Municipal , conseguiu inibir a ação destes baderneiros . Vivemos em uma triste falta de respeito e educação!

Anônimo disse...

Nivaldo Silva Leite , comentou acima!

Anônimo disse...

Ótima notícia para zona oeste e para todos o Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

A condução é precária nesta região

Anônimo disse...

O Rio voltando a dar certo ao custo de um endividamento até 2075, kkkkkk
Só rindo!!!
Não vai estar vivo até lá mesmo, então deixa a conta pros herdeiros pagarem.
Enquanto tiver gente pensando que é melhor o que rouba mais faz, continuaremos comendo abóbora no lugar de picanha!!!

Anônimo disse...

Falta a Fazenda do Viegas. Infelizmente tomada pelos traficantes..

Descubra Santa Cruz RJ disse...

Eu tinha muito receio do casarão não resistir as obras. Fico feliz que tenham revitalizado ele e dado um novo destino a esse marco histórico da região.

Anônimo disse...

Este cara e de um.oportinismo politico extraordinaroo..tira proveito de.todas situacoes..

Anônimo disse...

Kkk

Anônimo disse...

vdd

Anônimo disse...

Pena que não vai furar 6 meses
Só andar nas ruas do entorno pra ver o nível de educação do povo
Se não tiver um controle e vigilância constante vai ser Dinheiro gasto a toa