quinta-feira, junho 20, 2024

Um pouco da história do Colégio Sacré-Coeur de Jésus na Tijuca


O Colégio Sacré-Coeur de Jésus na Tijuca iniciou suas atividades em 1905. Era uma instituição escolar que primava por uma disciplina rigorosa e tinha como objetivos: educar as meninas com capacidade reflexiva nos princípios da religião católica, caligrafia impecável e o domínio pleno da língua francesa.

“As famosas ESC, Enfant de Sacré-Coeur. As aulas de caligrafia eram famosas. É fácil reconhecer uma antiga aluna do Sacré-Coeur pela letra. O prédio do internato, no Alto da Boa Vista, era na Rua Ferreira de Almeida. Em Laranjeiras, no Morro da Graça, funcionou o externato deste colégio, de 1935 a 1969, quando o prédio foi vendido para a Montreal Engenharia. Antes de se instalar no Morro da Graça, o externato funcionou na Glória. O início das atividades do Colégio Sacré-Coeur de Jésus no Rio de Janeiro foi na primeira década do século XX, tendo sua origem no colégio criado no início do século XIX em Amiens, França.” (Luiz Darcy)

Existia uma linha especial de bondes que levava as alunas do Colégio Sacré-Coeur de Jesus até o Alto da Boa Vista, onde ficava o internato.

Fotos: Pensionato e Colégio Sacré-Coeur de Jésus - Cartão Postal

Texto de Achilles Pagalidis

Fonte: Facebook Rio das Antigas.

Copiado do @fotosdorioantigo

2 comentários:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Uma instituição que prestava uma educação de qualidade. Pena que não era para todas!

Adinalzir disse...

Uma educação que só privilegiava os ricos.
Valeu Rodrigo Phanardzis! Muito obrigado por comentar.