sábado, maio 18, 2024

Estrada de Ferro de Mangaratiba - O trem "Macaquinho"

A origem do nome Mangaratiba deve-se a Mangara que significa ponta da banana  Tiba Lugar onde existe abundância.

A história do município reporta-se ao século XVI, mas exatamente ao período da doação das Capitanias Hereditárias, em 1534. Por viver sob ameaça dos índios Tamoios, os primeiros colonizadores não conseguiam fazer quase nada. O povoado foi fundado na praia de São Brás, em 1616, por Martim Afonso e um grupo de índios Tupiniquins.

O povoado foi transferido em 1688, devido às inundações na área do Ingaíba. Devido à grande exportação do café, foi aberta uma estrada de rodagem, a primeira inaugurada no país, pelo imperador D, Pedro II. A região entrou em decadência, quando a produção de café do vale do Paraíba foi desviada para o porto do Rio de Janeiro.

A estagnação da economia e da vida em Mangaratiba persistiu até 1914 quando foi concluído o ramal da Estrada de Ferro Central do Brasil, que integrou o Município no sistema ferroviário do Rio de Janeiro. Posteriormente ocorreu um ligeiro progresso econômico propiciado pela exportação de bananas e pela construção de residências de veraneio ao longo da linha férrea ou concentradas em alguns núcleos urbanos.

Praia de Saí - Foto: Trilhos do Rio

O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba foi inaugurado em 2 de dezembro de 1879, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até o distante subúrbio de Santa Cruz, destinava-se ao transporte especial de carnes do novo matadouro até a estação da Corte e ao transporte de passageiros.

Fonte de Consulta: 

https://www.mobflu.com

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2 comentários:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Fato é que essa ferrovia nunca chegou até Angra e hoje os trilhos já não vão mais até á cidade de Mangaratiba pois, quando chega na Enseada de Santo Antônio, o trem de minério segue para a Ilha de Guaíba. Por sua vez, o velho trem de passageiro deve ficar só na saudade pois a MRS Logística não tem interesse de explorar a linha para o transporte de pessoas, nem com fins turísticos, tal como se evidenciou este ano com o antigo Barrinha quando a população de Engenheiro Paulo de Frontin chegou a clamar por um trem emergencial após ter caído barreira na estrada de rodagem que liga o município a Paracambi. Triste constatar que não podemos contar com a Vale e suas subsidiárias para reativar algo indispensável para fins de mobilidade e menos poluente. Parabéns e obrigado pela abordagem do assunto.

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Em tempo! Pode-se dizer que a chegada do trem até Mangaratiba em 1914 foi o que reergueu economicamente o município que chegou a ser extinto durante parte de um, ano na última década do século XIX. Graças ao transporte ferroviário, Mangaratiba pôde escoar seus produtos da pesca e da agricultura (banana), bem como trazer os primeiros turistas para a região por volta da década de 1930, antes da abertura da RJ-14 e, posteriormente, da Rio-Santos. Até à chegada da estrada de ferro, o transporte era feito por meio de barcos pelas baías de Sepetiba, Ilha Grande e Paraty.