sábado, junho 10, 2023

Nossa ilustre moradora: Augusta Candiani

Foto da Augusta Candiani.

Augusta Candiani (1820-1890) atriz italiana, foi cantora lírica e professora de piano, que tem a sua biografia permeada por momentos de glória nos palcos dos teatros da corte imperial e também como mulher corajosa, resistente e combativa, que soube enfrentar e superar todo tipo de discriminação e violência, como machismo, injúria, violência doméstica e até mesmo discriminação no trabalho.

Após ter sido muito aplaudida como soprano, na famosa ópera de Vincenzo Bellini, no início de 1844, Augusta Candiani teve uma carreira de glória e também de sofrimentos, fruto dos preconceitos da época, passando os últimos anos da sua vida no bairro Imperial de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde morou em casa doada pelo Imperador Dom Pedro II, sendo sepultada no cemitério local no dia 28 de fevereiro de 1890.

Casarão doado para Augusta Candiani pelo Imperador D.Pedro II.

A casa onde morou Augusta Candiani, localizada na Rua Senador Camará nº 215, esquina com a Rua do Império, em Santa Cruz, está na lista dos “Bens preservados” pelo Decreto nº 12.524/93, da Prefeitura do Rio, que criou a APAC, Área de Proteção do Ambiente Cultural.

O imóvel está relativamente preservado, com suas portas fechadas, sem qualquer uso nos dias de hoje. Estando os seus proprietários interessados em vendê-lo.

Texto: Professor Sinvaldo Souza.

Repostado de @augustacandiani

Nenhum comentário: