sábado, abril 29, 2023

Será o fim dos ramais de Inhomirim e Guapimirim?


No próximo dia 30, vamos comemorar os 169 anos da Estrada de Ferro Mauá, a primeira ferrovia do Brasil. 

Em 26 de abril de 2023, a SuperVia avisou a Secretaria de Estado de Transportes que encerrará as operações nos ramais de Inhomirim e de Guapimirim.

O ramal de Inhomirim tem sua origem na Estrada de Ferro Mauá, construída entre 1852 e 1856, ligando o Porto de Mauá até Raiz da Serra.

O ramal de Guapimirim surgiu com a Estrada de Ferro Therezopolis, construída entre 1895 e 1908, ligando o Porto da Piedade até a Várzea, em Teresópolis.

Em 1926, o ramal do litoral, que contorna a Baía de Guanabara, entre o Rio de Janeiro e Itaboraí, da Estrada de Ferro da Leopoldina, ligou os ramais de Inhomirim e de Guapimirim.

Em 1998, a concessionária SuperVia assumiu a operação dos ramais. 

Com o encerramento das operações, em data a ser definida, o Estado assumirá o serviço de transportes até fazer nova concessão, que poderá excluir os ramais de Inhomirim e Guapimirim do novo contrato.

Por Antônio Seixas, no Grupo História do Municipio de Magé.

4 comentários:

Vicente Monteiro disse...

Infelizmente priorizaram as rodovias em vez das ferrovias. Hoje o nosso país sofre muito mais.

Anônimo disse...

Gente isso e um absurdo além da Supervia prestar um serviço péssimo de qualidade e conforto e ainda querem acabar com transporte ferroviário de vila iomirim e Guapimirim muita sacanagem isso

Anônimo disse...

Falta de respeito total pelas nossas ferrovias

Anônimo disse...

O TREM QUE PARTIA DE NICTEROI ( ESTAÇÃO DE GENERAL DUTRA ) PARA FRIBURGO VAI VOLTAR?