Em 26 de abril de 2023, a SuperVia avisou a Secretaria de Estado de Transportes que encerrará as operações nos ramais de Inhomirim e de Guapimirim.
O ramal de Inhomirim tem sua origem na Estrada de Ferro Mauá, construída entre 1852 e 1856, ligando o Porto de Mauá até Raiz da Serra.
O ramal de Guapimirim surgiu com a Estrada de Ferro Therezopolis, construída entre 1895 e 1908, ligando o Porto da Piedade até a Várzea, em Teresópolis.
Em 1926, o ramal do litoral, que contorna a Baía de Guanabara, entre o Rio de Janeiro e Itaboraí, da Estrada de Ferro da Leopoldina, ligou os ramais de Inhomirim e de Guapimirim.
Em 1998, a concessionária SuperVia assumiu a operação dos ramais.
Com o encerramento das operações, em data a ser definida, o Estado assumirá o serviço de transportes até fazer nova concessão, que poderá excluir os ramais de Inhomirim e Guapimirim do novo contrato.
Por Antônio Seixas, no Grupo História do Municipio de Magé.
4 comentários:
Infelizmente priorizaram as rodovias em vez das ferrovias. Hoje o nosso país sofre muito mais.
Gente isso e um absurdo além da Supervia prestar um serviço péssimo de qualidade e conforto e ainda querem acabar com transporte ferroviário de vila iomirim e Guapimirim muita sacanagem isso
Falta de respeito total pelas nossas ferrovias
O TREM QUE PARTIA DE NICTEROI ( ESTAÇÃO DE GENERAL DUTRA ) PARA FRIBURGO VAI VOLTAR?
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