quarta-feira, julho 28, 2021

Eu chamo isso de Terrorismo!

Por Cláudio Prado de Melo

 

Sou completamente contra qualquer tipo de ataque que destrua algo dessa forma violenta e irascível. O ódio nunca leva a lugar algum. 

Lembrando que tudo é um ato politico!  As pessoas que formam uma Sociedade elegem um símbolo e lhe dão reconhecimento e poder . Depois o pensamento muda , valores se renovam e se apaga um passado e sobrepõe-se algo sobre ele . Se a gente pensar bem vai entender que um grupo domina o outro e assim por diante . O nome disso é História:

1) Homo Sapiens dominaram os Neandertais,

2) O Tupi Guarani dominou o Homem do Sambaqui,

3) Os Egípcios sobrepujaram toda a sua região e dominaram Sírios, Africanos e depois foram dominados por Núbios, Persas, Gregos, Romanos, etc...

5) Os Gregos, Romanos tiveram seus períodos de gloria e de depois tiveram perdas e seus impérios se esfacelaram...

6) Os Europeus quando tiveram oportunidade foram ao Oriente buscar o que queriam e dominaram a Terra Santa...   

Em suma !  

Toda a história do Homem é marcada por alguém que chega e quer a terra e os bens do outros.

A Conquista do Novo Mundo não foi exceção e a ocupação desse país continental chamado Brasil não fugiu a regra . Quando os Europeus aqui chegaram queriam carregar riquezas para as suas famílias e a ordem era colonizar, fazer feitorias, abrir estradas e fazer riquezas. 

A noção do que era "Correto" ou que era "Justo" estava intrinsecamente ligada aos interesses daquela gente e não podíamos voltar ao passado e dizer como deveria ter sido feito.

É claro que não é certo matar, roubar, escravizar e nem infligir dor e sofrimento aos outros ... Eu sou a favor da delimitação e proteção das reservas indígenas e a proteção das reservas naturais.

Mas lembremos que essa Consciência temos hoje e graças a Deus que nossas Sociedades evoluíram a ponto de perceber o que é certo e é errado e se conseguiu refazer o caminho . Mas também lembrando que de vez em quando alguém esquece isso e iniciam guerras, matam seus irmãos e sacrificam inocentes .

Hoje, na África, sabemos que Grupos de Refugiados Negros estão sendo novamente presos no Norte da África e vendidos como mercadoria para países do Oriente Médio e não adianta fingir que isso não acontece.

Um Arqueólogo, um Antropólogo e um Historiador entende perfeitamente essa sucessão de fases reproduzindo os interesses de grupos distintos. O nome disso é Processo Histórico e os restos do que fica acaba virando uma boa camada arqueológica que depois vai ser estudada na Estratigrafia do local.

Mas tem-se que pensar  como se faz! 

A Violência não leva a nada ... ou melhor! Ela leva a atitudes de revanche e ao Ódio que temos visto ultimamente.

Ali bem ao lado da Estátua existe um Posto de Gasolina Petrobras.  

Será que não notaram isso?

Certamente que sim! Mas quando o Ódio supera a Razão se fica cego e ate pode se ver, mas não se enxerga.

Postado aqui pelo administrador deste blog!

2 comentários:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Também não apóio essas condutas insanas e ilegitimas de destruírem monumentos públicos. Se querem a remoção da estátua, que entrem com um projeto de lei de iniciativa popular ou peçam algum parlamentar para propor. Também podem pedir ao
Ministério Público que, caso entenda cabível, ingresse com uma ação civil pública perante o Judiciário que, se julgar procedente a demanda, mandará remover o monumento dali. Em todo caso, não acho que a estátua deva ser destruída. Uma consulta aos moradores da localidade talvez seja um caminho de se avaliar a sua manutenção. Porém, se entenderem pela remoção, pode-se colocar o monumento num museu, mas sem a necessidade de destruir. E, se eu moro ali e sou consultado, seria a favor de manter a imagem do Borba Gato, porém colocando ao seu lado um negro e um índio com estaturas superiores...

Adinalzir disse...

Prezado Rodrigo Phanardzis
Seus comentários são sempre muito valiosos para mim. Volte sempre e um grande abraço!