domingo, julho 18, 2021

Areal em Seropédica e os impactos ambientais

O Distrito Areeiro de Seropédica-Itaguaí, considerado um dos maiores do Brasil, abastece aproximadamente 90% da areia para a construção civil da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Como funciona? Bem, o processo de extração de areia se dá através da retirada das camadas sedimentares superficiais da região, caracterizadas por depósitos de areia, de composição quartzo-feldspática, fazendo com que a superfície freática do Aquífero Piranema aflore, preenchendo as cavas resultantes.

Se por um lado a mineração de areia na região possui papel de crucial importância para a construção civil da cidade e região metropolitana do Rio de Janeiro, por outro lado tal atividade gera conflitos para com o abastecimento de água do bairro Piranema e região periférica do município de Itaguaí, onde a água subterrânea é a principal e única fonte de água para a população, pois provoca o rebaixamento do lençol freático e exposição do mesmo à contaminação por diversos meios, como, por exemplo, vazamento de óleos combustíveis, provenientes das bombas de sucção instaladas nas dragas flutuantes, e rejeitos decorrentes das atividades de beneficiamento, resultando no deterioramento da qualidade dessas águas.

Pesquisa e imagem de Debora Rodrigues - Professora de Geografia e Ambientalista.

Leia mais na Fonte: http://www.accamtas.com.br/p/degradacao-ambiental-seropedica.html

Postado aqui pelo administrador deste blog!

2 comentários:

LAMEGO disse...

Sucesso grande Adinalzir!

Adinalzir disse...

Valeu LAMEGO !
Fico muito honrado pela visita.
Abração e volte sempre!