À frente dela ficava a praia de Santa Luzia que foi aterrada. E para quem não sabe, o prédio da OAB, o Hotel Ibis Santos Dumont e o Novotel Santos Dumont ficam em um trecho de mar (desta praia de Santa Luzia).
Usando o carioquês: Sinistro, né?
Ao contrário do que se pensa, a Santa Casa da Misericórdia não pertence a nenhum governo (municipal, estadual ou federal).
Ela é uma irmandade filantrópica, construída no século XVI, para atender pessoas sem ou com poucos recursos ou recém-chegados ao Brasil, sem família e moradia.
Relatos históricos contam que o Jesuíta José de Anchieta acudiu os doentes da esquadra do almirante Diogo Flores Valdez, mandou construir um barracão de palma coberto de sapê para abrigá-los e este local teria dado origem a este que se tornou o primeiro hospital da cidade.
O objetivo de sua criação era atender os pobres, enfermos e dar assistência espiritual e de sepultamento.
Ela recebia muitas doações em dinheiro, imóveis, escravos, além do pagamento de aluguéis e dos poucos bens daqueles que não podiam pagar seus custos dos tratamentos hospitalares.
A partir de 1917 começou a exigir atestado de pobreza para dar atendimento gratuito.
Começou-se então a existir o tratamento diferenciado para os que pagavam.
Como entre os compromissos da Santa Casa era dar assistência aos necessitados, para José Joaquim da Silva Xavier (o Tiradentes) ela contratou advogado, deu conforto espiritual, o acompanhou à caminho do enforcamento e em seu cortejo fúnebre.
A verdade é que eu poderia relatar aqui inúmeras curiosidades sobre a Santa Casa, falar de sua arquitetura, de outras histórias e ainda seria pouco.
Conhecimento é poder. Sendo assim, que a história da minha cidade jamais seja apagada.
Fonte: Site da Santa Casa da Misericórdia RJ. A ela todos os direitos reservados.
Pesquisa feita por Checkamos Turismo e Eventos no Instagram
Postado aqui pelo administrador deste blog!
2 comentários:
Muito show esse registro histórico da Santa Casa de Misericórdia!
Valeu Manoel Vieira Feliciano!
Que bom que você gostou.
Postar um comentário