A primeira igreja que se tem registro nas terras de Santa Cruz data de 1751, quando ficou pronta a residência dos Jesuítas que vieram administrar a fazenda.
Inicialmente a padroeira de Santa Cruz era Santa Bárbara.
Em 1759 o Marquês de Pombal expulsa os Jesuítas do Brasil e a Fazenda de Santa Cruz passa a ser domínio da Coroa, sendo seu responsável o Vice-Rei.
Em 24 de julho de 1760, a igreja recebeu, do Vice-Rei Marquês de Lavradio, o título de Paróquia de Santa Cruz, tendo como padroeira Nossa Senhora da Conceição, utilizando ainda a matriz Jesuítica.
Em 1808, a Família Real Portuguesa chega ao Brasil, logo em seguida encontram na Fazenda de Santa Cruz um refúgio de Veraneio. Em 1889 a Família Imperial é deportada e a Sede da Fazenda passa a ser ocupada pelos militares. Apenas em 1896 foi erguida nova igreja no Bairro de Santa Cruz, em região mais afastada daquela que trazia memórias imperiais.
2 - Primeira Paróquia de Nossa Senhora da Conceição construída em Santa Cruz. Foto: Acervo NOPH.
Na Praça Dom Romualdo, no alto do morro estava a primeira igreja construída em consagração a Nossa Senhora da Conceição. Lá esteve até 1971, quando fora demolida dando espaço exclusivamente a Paróquia que vemos hoje.
Idealizada por Padre Guilherme Decaminada, sua construção teve inicio em 1950, mas levou 24 anos para ser concluída. Com uma arquitetura modernista e um projeto inovador, ela foi por muitos anos o maior pé-direito de um templo católico no Rio de Janeiro; perdendo esse posto quando a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro foi consagrada.
5 - Inicio das Obras do novo templo.
Visionário, o Padre Guilherme incluiu nas plantas do templo a construção de um Cine-Teatro; proporcionando acesso da população local a atividades culturais e de lazer com o Cine Fátima.
40 anos depois da consagração do novo templo, a Rio-Urbe fez uma vistoria que apresentou a necessidade latente de reforma estrutural. Assim surgiu o Projeto S.O.S. Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que mobilizou toda a comunidade Santacruzense (incluindo os não-católicos).
Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego
2 comentários:
Gostei muito de conhecer a história de Santa Cruz.
A história de Santa Cruz é riquíssima.
Valeu, Manoel Carlos da Silva pela visita!
Postar um comentário