sexta-feira, maio 07, 2021

Eu vou te dar o Bizu



Conta-se que quando a Família Real veio para o Brasil, trouxe em sua comitiva diversos professores de Coimbra. Esses docentes foram colocados na Real Academia Militar. As aulas de Matemática eram o terror dos alunos, até descobrirem que os mestres usavam, como base das aulas e provas, o livro de um autor francês chamado Etienne Bezout.

Assim, corria pelos alunos a informação que ter o livro do Bezout era fundamental para ter sucesso na matéria. Dessa forma, ter o Bezout era o diferencial e todos queriam o Bezout que passava de mão em mão.

Essa é a origem da expressão "me passa o Bizu" ou "vou te passar o Bizu" que vem desde a época de D João VI e que ficou consolidada no linguagem coloquial brasileira. Para quem se questiona o nome M. BEZOUT ... Monsieur Etinene Bezout era chamado de Monsieur Bezout ou M.Bezout, de acordo com as formalidades da época .

Mais da História 

Étienne Bézout (Nemours, 31 de março de 1730 - Avon, 27 de setembro de 1783) foi um matemático francês. Em 1758 Bézout foi eleito adjunto em mecânica da Académie des Sciences. Dentre diversos outros trabalhos, escreveu Théorie générale des équations algébriques, publicado em Paris, em 1779.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

2 comentários:

Manoel Carlos da Silva disse...

Excelente essa postagem! Gostei.

Adinalzir disse...

Prezado Manoel Carlos da Silva
O Bizu valeu então! Rsrsrs
Volte sempre a este blog!