sábado, abril 17, 2021

O Legado Humanitário do Barão de Serra Negra



Francisco José da Conceição, o Barão da Serra Negra, (1822-1900) foi um fazendeiro, político e cafeicultor Paulista.

Um importante fazendeiro em Piracicaba, descendente de Amador Bueno da Ribeira, “O Aclamado”. Adquiriu a Fazenda Nossa Senhora da Conceição em Jundiaí em meados de 1850 para o início da expansão cafeeira na região Oeste paulista, com mão-de-obra escrava (por volta de 800 teriam trabalhado na fazenda).

Casou-se com Gertrudes Eufrosina da Rocha, filha do capitalista português Manuel da Rocha Garcia e de Ana Joaquina do Amaral Rocha. Desta união, nasceram dez filhos, entre eles o Barão de Resende.


Ofereceu hospedagem por duas vezes a Família Imperial, que se hospedaram em sua fazenda, quando de visita a esta cidade. (…) Foi um dos incorporadores da Cia. de Navegação Fluvial a Vapor e um dos fundadores do Banco de Piracicaba. Manteve-se sempre monarquista. (…) foi um dos que, em 1854, fundaram a Santa Casa de Misericórdia. (…) A suas expensas, fundou-se o Hospício de Alienados. “Prevendo a morte próxima, o Barão de Serra Negra pediu e conseguiu licença eclesiástica para ser sepultado na capelinha da sua fazenda em Rio das Pedras. Quis um enterro sem pompa e com caixão modesto, dos que se usavam para sepultar indigentes. O caixão foi carregado, segundo vontade do Barão, pelos seus mais humildes empregados, incluindo ex-escravos. Deixou, por testamento, bens para a Santa Casa, o Hospício Barão de Serra Negra, o Hospital de São Lázaro, a Matriz de Santo Antônio e para 40 de seus ex Escravos. 

Fonte: “Almanaque 2000 – Memorial de Piracicaba Século XX”, de Cecílio Elias Netto.

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

3 comentários:

Maria Zenaide disse...

Muito interessante. Adorei saber.

Adinalzir disse...

Muito bom saber que você gostou.
Valeu Maria Zenaide!

Marco Antonio disse...

Professor, boa noite!

Sou o novo administrador da Santa casa de Serra Negra, li sua postagem sobre o Barão de Serra Negra, se possível gostaria de saber um pouco mais da história da Santa Casa de Serra negra, se puder me ligue 015 19 997150343