sábado, abril 03, 2021

O Médico mais popular da Corte Imperial



Neto de negros alforriados, Dr. Francisco de Menezes Dias da Cruz, (1826-1878) nasceu no Rio de Janeiro a 10 de fevereiro de 1826; depois de estudar o curso de humanidades, matriculou-se em 1842 na “Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro”, na qual recebeu o grau de doutor em 1847. Seis anos depois, em 1853, concorreu para o lugar de lente substituto, obtendo a nomeação em 1854 por ocasião da reforma da mesma Faculdade. Ocupou este lugar até 1864, data em que passou a reger a cadeira de Patologia Geral.

Em 1857 e 1876, quando reinou a epidemia da febre amarela no Rio, havendo mostrado grande dedicação de caridade, foi por isso nomeado Comendador da Imperial Ordem da Rosa e Cavalheiro da Ordem de Cristo, de Portugal. Muito querido entre a população da cidade do Rio de janeiro por suas obras de caridade, sempre ganhava as eleições pelo partido liberal. Prestava serviços médicos gratuitos, especialmente a população escrava da corte Imperial, e era professor de ensino primário em uma escola fundada com seus próprios recursos. Durante a Guerra do Paraguai, se voluntáriou como médico de campo entre 1865 e 1866, sendo forçado a voltar ao Rio de Janeiro por problemas de saúde.

Em 1876, publicou um Compêndio de suas lições de Patologia Geral, que foi adotada na Escola de Medicina.

Segundo Machado de Assis, era o médico preferido da Corte de D. Pedro II e foi agraciado pela Princesa Isabel com o título de “Barão da Saúde” após sua morte prematura em 1878.

Da Chácara onde residia com a esposa Rosinha e seus dois filhos Feliciano e Francisco, situada no Meier, praticava a caridade atendendo a todos que o procuravam. Após a sua morte moradores do Meier numa justa homenagem deram seu nome a uma rua naquele bairro do Rio de Janeiro. Era pai homônimo do também médico e líder espírita Francisco de Menezes Dias da Cruz (1853-1937).

Fonte: História da Instrução Pública no Brasil (1500-1889) - Página 96/Ephemerides nacionaes - Volumes 1-2 - Página 43/Grandes Espíritas do Brasil: 53 biografias - Página 298/

Compartilhado de Brazil Imperial

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

2 comentários:

Eduardo Mariano disse...

Médicos imperiais, uma elite da corte brasileira.

Adinalzir disse...

Valeu Eduardo Mariano!
Agradeço pelo comentário!