segunda-feira, abril 12, 2021

Fernando de Médici e sua expedição ao Brasil em 1608



A única tentativa Italiana de criar colônias no Brasil foi uma iniciativa de um Nobre da Poderosa Família Medici, Dom Fernando I, Grão-Duque da Toscana.

Para esse objetivo, o Grão-Duque organizou em 1608 uma expedição até o norte do Brasil, sob o comando do capitão inglês Thornton e com a supervisão de Sir Robert Dudley. A razão principal era desenvolver o comércio de madeira preciosa desde o Amazonas até a Itália do Renascimento, criando uma base colonial entre as possessões espanholas e portuguesas no norte atlântico da América do Sul.

Desafortunadamente, Thornton, em seu regresso da viagem preparativa em 1609 (esteve no Rio Amazonas), encontrou morto Fernando I e todo o projeto ficou anulado pelo sucessor Cosmo II.

O galeão "Santa Lucia" usado por Robert Thornton no Amazonas, regressou com muita informação e material depois de ter feito escala na Trinidad e estava pronto para regressar à América do Sul com colonos originários de Livorno e Lucca.

Thornton, em sua viagem de quase um ano, estudou também a possibilidade de criar uma pequena colônia comercial na Guiana ou na bacia Amazônica do Brasil, explorando o Rio Amazonas e o Orinoco.  O território que queria propor a Fernando I para colonizar era o da atual Guiana Francesa, o Estado Brasileiro do Amapá e parte do Pará.

Thornton estava pronto para navegar de volta à área entre os rios Orinoco e Amazonas no verão de 1609 com colonos italianos de Livorno e Lucca, mas o projeto foi desfeito por Cosmo II.

Segundo o Historiador Matteo Sanfilippo;  "Thornton navegou por um ano: chegou à Guiana e ao Brasil, explorando os rios Amazonas e Orinoco. […] Em julho de 1609 ele estava de volta a Livorno, mas em fevereiro daquele ano o grão-duque morreu e em Florença ninguém [depois dele] ainda pensava em estabelecer uma colônia ultramarina." 

Fonte: Franzina, Emilio. Storia dell'emigrazione italiana. Donzelli Editore. Roma,/ Ridolfi, R. Pensieri medicei di colonizzare il Brasile, in «Il Veltro» (luglio-agosto 1962). Roma, 1962 /Sanfilippo, Matteo. Gli Italiani in Brasile. Edizioni Sette Citta'. Viterbo, 2008.

Compartilhado de A Terra de Santa Cruz.

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego.

2 comentários:

Eduardo Mariano disse...

Muito interessante saber mais sobre Fernando de Médici.

Adinalzir disse...

Valeu Eduardo Mariano! Muito obrigado pela visita.