Esse loteamento que hoje atende por Vila Comari, teve início em 1919 e o arruamento em 1926, talvez seja o mais antigo loteamento em Campo Grande, significa dizer que este loteamento não teve sua origem nos terrenos dos sítios que eram produtores de laranja no bairro. É um dos poucos lugares no bairro de Campo Grande que rende homenagem ao notável botânico Freire Alemão, natural do Mendanha.
Os nomes Comary, Baycuru, Ituassu, Jupaty, Flora, Catiara, Jissara, Avaré são alusivas a botânica numa clara referência ao Freire Alemão. A homenagem ao botânico Francisco Freire de Alemão Cysneiros, não é uma mera coincidência, a proprietária do terreno para construção do loteamento Vila Independência era nada mais, nada menos que Maria Freire Vasconcellos, sobrinha do botânico e viúva do Senador Augusto Vasconcellos.
Originalmente postado em riodecoracaotour
Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego
4 comentários:
Muito Professor Adinalzir.Parabéns pelo rico conteúdos no seu blog
Eu que te agradeço pela visita.
Faltou saber quem é você.
A meu ver, Campo Grande, há uns 100 anos ou menos, tinha tudo para ter sido uma nova cidade que poderia ter sido construída com planejamento para que houvesse novos bairros com qualidade de vida. Mas vejo que também muitos problemas de urbanismo do Rio ocorreram por causa de uma incontrolável migração que foi ocorrendo a partir dos anos 30 em diante.
Exatamente Rodrigo Phanardzis
A falta de planejamento sempre foi um entrave a emperrar o progresso das nossas cidades.
Grato pela visita e uma excelente quarta feira!
Postar um comentário